7 de Dezembro de 2017 às 10:21

Adesão aos Perfis de Investimento já pode ser feita pelo site da Previ

BB

Participantes do Previ Futuro já podem aderir ao Programa Perfis de Investimento diretamente pelo site. A adesão é feita pelo Autoatendimento, em Perfis de Investimento > Aba: Perfil de Investimento >Termo de autorização para opção de Perfil de Investimento via internet. Antes, para migrar de perfil, era preciso encaminhar à Previ o Termo de Autorização impresso, assinado e com firma abonada.

A mudança tornou a adesão mais rápida, pois passa a valer imediatamente. Também ficou mais segura, já que exige o uso de senha e evita o risco de extravio de documentos. Com a medida, a Previ espera incentivar cerca de 55 mil associados que nunca mudaram de perfil de investimento a participarem mais ativamente da gestão do seu saldo e da formação da sua reserva na Previ.

Para Rafael Zanon, conselheiro deliberativo da Previ e diretor do Sindicato, "a melhoria dos perfis de investimentos é demanda constante dos eleitos na Previ. A possibilidade de utilizar o sítio para poder realizar as migrações é importante avanço dentro desse contexto. Encaminhamos também o debate da possibilidade de migração parcial das cotas, que, caso implementado, trará mais segurança e rentabilidade para os participantes do Previ Futuro".

O programa

Criado em 2009, o programa Perfis de Investimento foi concebido para dar ao participante a oportunidade de participar da gestão de suas reservas, uma vez que a renda de aposentadoria é fruto da rentabilidade obtida durante os anos de contribuição.

Cada perfil considera o grau de exposição à renda variável que o participante deseja ter. Quanto mais propenso ao risco, maior o percentual em renda variável. Recentemente, o Programa passou por uma reformulação. Entre as melhorias estão as mudanças nos percentuais de renda variável e a definição do perfil Moderado, como o Perfil padrão.

Atualmente são quatro os perfis oferecidos: Conservador (0% de renda variável); Moderado (de 0% a 20% de renda variável); Arrojado (de 20% a 40% de renda variável); Agressivo (de 40% a 60% de renda variável). Quanto maior o percentual investido em renda variável, maior a possibilidade de melhorar a rentabilidade para sua conta de aposentadoria, mas com maior risco financeiro.

Você conhece seu Perfil de Investidor?

Está disponível no Autoatendimento e no app Previ a Análise de Perfil do Investidor (API), uma ferramenta que pode auxiliar o participante na escolha por um dos Perfis de Investimento. Trata-se de um questionário cujas opções de respostas indicam, em seu conjunto e de acordo com determinada pontuação, o nível de risco que o participante estaria disposto a correr.

O resultado da API não deve ser utilizado isoladamente para balizar uma decisão de migração ou não entre os Perfis de Investimento. Outros aspectos devem ser levados em conta, como, por exemplo, o valor acumulado das reservas previdenciárias e o tempo que falta para a aposentadoria.

Optar por um Perfil de Investimento é uma forma de participar ativamente da gestão do seu Plano. Dessa maneira, você pode decidir, de acordo com suas próprias características e expectativas, quanto quer correr de risco em busca da melhor rentabilidade.

Por: Sindicatos dos Bancários de Brasília