23 de Agosto de 2012 às 13:05

28 de agosto - Dia dos Bancários

Dia dos Bancários

Clube de Campo dos Bancários recebeu por volta de 2 mil pessoa na Festa dos Bancários 2012

Dia 28 de agosto comemoramos o Dia do Bancário. A data faz referência à greve de 1951, ocasião em que a categoria colocou em xeque a Lei de Greve do presidente Dutra que, desde 1946, proibia greve em vários setores, incluídos os bancos.

A organização da categoria no Brasil se inicia em 12 de outubro de 1808, quando instituiu-se o primeiro Banco do Brasil. Já em 1836, fundou-se o primeiro banco particular do país, o Banco Comercial do Ceará, começando a dicotomia entre bancários de estatais e de instituições privadas.

Já em 1922, já existiam em todo o Brasil 249 estabelecimentos bancários. Em 1932, começou o movimento dos bancários pela jornada de trabalho de seis horas, junto ao Ministério do Trabalho. Com a política de urbanização e industrialização no país, intensificou-se o crescimento da rede bancária.

Ano após ano os bancários vinham intensificando as ações e transformando-se em referência para outras categorias trabalhistas. Mas é em 1992, com a instituição da Convenção Coletiva de Trabalho Nacional dos Bancários, que a categoria se solidifica como uma das mais coesas.

A Convenção Coletiva garantiu à categoria os mesmos salários e os mesmos direitos em todo o território nacional. Primeiro nos bancos privados. Já, a partir de 2004, também nos bancos públicos federais.

Em meio a mais uma Campanha Nacional dos Bancários, a comemoração do Dia do Bancário, com festa, mas também com luta por melhores condições de trabalho, salário digno, saúde e respeito ao cliente faz-se novamente necessário para que a categoria continue sendo referência na luta pelo trabalhismo e por um país mais justo para todos e todas.

Parabéns bancários e bancárias pelo seu dia. De festa e de luta!

Festa Dia dos Bancários

Foi realizada no última sábado, 25, a Festa dos Bancários de 2012. Na mesma data aconteceu também a final da VI Copa de Futebol Society dos Bancários. Os eventos contaram com a participação de aproximandamente duas mil pessoas, se consolidando como uma das maiores festas realizadas pelo SEEB-CG. 

Confira a galeria de fotos da Festa dos Bancários AQUI.

Galeria de Fotos

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros