18 de Outubro de 2007 às 11:07

Acordo sobre pagamento de PLR será assinado hoje

Será assinado nesta quinta-feira (18 de outubro) o acordo referente à Participação nos Lucros e Resultados, envolvendo a Contraf/CUT, sindicatos e a Federação Nacional dos Bancos. A demora na assinatura, segundo informou a confederação, ocorreu por conta de divergências na redação do documento. O documento será referendado às 12h30, no horário de Brasília, e o pagamento da PLR deverá ocorrer até o dia 26 de outubro.

Pelo acordo, resultante da Campanha Nacional dos Bancários, a PLR será composta por 80% do salário do bancário, mais valor fixo de R$ 878 na regra básica – com teto de R$ 5.826. Bancos que, ao calcularem a PLR, não atingirem 5% de seu lucro líquido no período, deverão elevar o valor até dois salários, com teto de R$ 11.652. A essa valor será acrescido adicional de até R$ 1,8 mil, dependendo do lucro de cada instituição financeira. Os valores serão pagos sem descontos de programas próprios de remuneração.

Os bancos se comprometeram a efetuar os pagamentos até o dia 26, porém, algumas instituições já anunciaram que liberarão antecipadamente a primeira parcela – de 50% dos valores da PLR, ou 40% do salário mais R$ 439 – e o adicional, com valor de até R$ 900. O Santander deve pagar até esta sexta-feira (19), enquanto a Nossa Caixa programou o pagamento para o dia 25 deste mês. Na Caixa Econômica Federal, a expectativa é de que o pagamento sairá na segunda-feira (22).

BB – No caso do Banco do Brasil, a primeira parcela da PLR referente ao primeiro semestre deste ano foi creditada na sexta-feira (12). O acordo com o banco foi assinado no dia 11, sendo válido também para a segunda parcela, que sairá após o fechamento do balanço de 2007. Os funcionários devem ficar atentos para a alteração do nome nas verbas da PLR, que virão discriminadas como “Parcela Fenaban” (40% do salário mais R$ 439), “Parcela BB Fixa” (4% do lucro líquido distribuído linearmente, e que equivale a R$ 1.169 no semestre) e “Parcela BB Variável” (antigo módulo ATB).

Secretaria de Imprensa e Comunicação