BRB

16 de Novembro de 2017 às 09:35

Balanço do BRB aponta crescimento e lucro de R$ 70,1 milhões

BRB

O Banco de Brasília (BRB) fechou o balanço do terceiro trimestre de 2017 com lucro líquido de R$ 70,1 milhões, um crescimento de 13,6% se comparado ao mesmo período de 2016. A saúde financeira do banco público e o crescimento devem-se a políticas adotadas que também renderam nos meses de julho, agosto e setembro o menor índice de inadimplência do banco com relação ao mercado. Os percentuais saíram de 4,3%, em 2015, para 3%, em 2017. A média do Sistema Financeiro Nacional (SFN) é de 3,6%.

Com 2,2 mil superendividados entre os 500 mil correntistas, o BRB intensificou a política de crédito consciente. As regras para a concessão de empréstimos ficaram mais seletivas. “Renegociamos as dívidas e fizemos um trabalho de reeducação financeira, com cursos presenciais tanto para os funcionários do GDF, quanto para o público em geral”, afirmou o presidente do BRB, Vasco Cunha Gonçalves, em entrevista ao Metrópoles. Desde 2008, 25 mil pessoas foram treinadas.

Com o endurecimento das regras, a carteira de crédito apresentou redução de 5%. Mas como a inadimplência caiu, a receita atrelada aos empréstimos aumentou e o resultado final foi positivo, com 18% de crescimento.

Entre as iniciativas que contribuíram para a recuperação financeira do BRB, estão medidas como a liquidação das dívidas com previdência, a diminuição de despesas com pessoal (foram implementados dois Programa de Demissão Voluntária, que alcançaram quase 200 empregados) e a redução de diretorias (de 14, o corpo diretivo passou a reunir oito representantes).

O mais recente balanço do BRB apresentado na última segunda-feira (13/11) à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) demonstra que, nos últimos três meses, o banco estatal alcançou o índice mais baixo nas Despesas de Intermediação Financeira, com redução de -39,7% se comparados o terceiro trimestre de 20117 com o mesmo período do ano passado. Essas despesas estão relacionadas com recursos obtidos no mercado local através de Depósitos a Prazo (CDBs e DPGEs), Depósitos Interfinanceiros, entre outras operações.

Fonte: Fetec-CN

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros