6 de Junho de 2016 às 11:11

Bancários de Mato Grosso do Sul iniciam discussão dos temas da campanha salarial deste ano

EEBAN-MS

Martins e Santos Comunicação

6º EEBAN/MS aconteceu nos dias 3 e 4 em Dourados

Nos dias 03 e 04 de junho, trabalhadores de bancos e dirigentes sindicais participaram do 6º EEBAN/MS (Encontro Estadual dos Bancários de Mato Grosso do Sul), que foi realizado em Dourados para discutir os temas da campanha salarial da categoria deste ano.

Na manhã do primeiro dia de encontro, foi discutida a conjuntura política e econômica atual e como isso pode afetar a campanha salarial deste ano dos bancários. Somente nos primeiros quatro meses de 2016, 4.553 bancários foram demitidos, mesmo com os lucros exorbitantes em 2015 dos bancos – que foram de R$ 69,9 bilhões.

“Os trabalhadores estão convictos que o cenário é difícil, o golpe contra a democracia e contra nossos direitos caminha a passos largos e os bancos públicos estão sob ameaça. Somente a mobilização e a luta vão nos garantir”, comentou o presidente da Contraf-CUT, Roberto Von de Osten. Ele ressaltou ainda que este ano a categoria não vai se preparar apenas para reivindicar inflação mais ganho real: “Este ano, precisamos lutar contra a pauta bomba que está no Congresso e que pretende tirar os nossos direitos adquiridos há anos”.

Conjuntura econômica

A economista do Dieese, Andreia Ferreira, fez uma análise da conjuntura econômica expondo a evolução de queda do PIB brasileiro entre 2001 e 2014 e apontando os fatores que contribuíram para a redução do seu crescimento. Ela ainda demostrou a elevação da Selic e como isso afeta a vida da sociedade e dos trabalhadores, mas em contrapartida, aumenta os ganhos dos bancos. Andreia ainda mostrou um dado preocupante quanto ao balanço das negociações dos reajustes salariais de 2015. Os dados revelam que o aumento real médio dos salários no ano passado foi de 0,23%.

Conjuntura Política

O diretor de Formação Sindical da FETEC-CUT/CN, Jacy Afonso, contribuiu fazendo uma breve análise da conjuntura política do País. Ele disse que agora é uma oportunidade de politização, organização e mobilização. “Mais do que nunca, será fundamental que os bancários estejam. A classe trabalhadora precisa recuperar a sua musculatura. Vão tentar desqualificar os movimentos sociais, mas só sairemos vitoriosos com a união dos trabalhadores e o povo”, disse Jacy Afonso.

Grupos de Trabalho e Propostas

Na tarde da sexta-feira, os participantes se dividiram em grupos para análise e debate da minuta de reivindicações da categoria. Os grupos foram divididos pelos assuntos: emprego, saúde, condições de trabalho e remuneração.

No dia seguinte (sábado), as propostas foram apresentadas, debatidas e aprovadas em plenária. Além de propor o valor de um salário mínimo para cesta alimentação, 13º cesta alimentação, auxílio refeição e auxílio creche/babá, os bancários também aprovaram a proposta de reajuste salarial da inflação do período mais 5% de ganho real.

Outros pontos importantes também foram reivindicados para a campanha deste ano, como segurança: a abertura e fechamento das agências devem ser feitos pela empresa de segurança armada, bem como a guarda das chaves sob a responsabilidade desta empresa; exigir que todas as agências possuam equipamentos para detectar notas falsas; e a presença de vigilantes durante todo funcionamento do autoatendimento.

Todas as propostas regionais agora serão encaminhadas à 18ª Conferência Nacional dos Bancários, que acontece entre os dias 29 e 31 de julho, em São Paulo, e define a minuta geral de reivindicações da categoria a ser discutida com a Fenaban na Campanha Salarial 2016.

Delegados

Também foram eleitos os delegados que vão representar os bancários de Mato Grosso do Sul na 18ª Conferência Nacional dos Bancários

Delegado Nato: Edvaldo Barros

Delegados Titulares: Neide Maria Rodrigues, Jadir Fragas Garcia, Orlando de Almeida Filho, Lucélia Aparecida Moreira Soares e Ronaldo Ferreira Ramos.

Delegados Suplentes: Leila Cristina de Oliveira, Luciana Rodrigues, Eliney Miranda Magalhães e Evanilde dos Santos Fidelis.

“Esse encontro foi um momento de troca de experiência entre os sindicatos e bancários e serviu para consolidar a nossa base. A nossa campanha salarial deste ano vai depender de garra e determinação de cada um para que ela seja vitoriosa”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Edvaldo Barros.

A mesma opinião foi defendida pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados, Ronaldo Ferreira Ramos: “A campanha salarial não vai ser fácil. Vai depender do envolvimento de cada bancário e a união da categoria”.

Também estavam presentes no evento: o presidente da FETEC-CUT/CN, José Avelino Barreto Neto, o presidente da CUT/MS, Genilson Duarte, o deputado estadual João Grandão e o vereador de Dourados Elias Ishy.

Por: Tatiana Martins/Assessoria de Imprensa do SEEB-CG