SindicarioNET - Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região
CUT BRASIL Contraf FETEC

Banco Bradesco

Imprimir e-mail aumentar a fonte diminuir a fonte
Publicado em 26 de Julho de 2017 às 09:29
Bancários discutem PDVE do Bradesco em reunião com assessoria jurídica do sindicato

 

Bancários esclareceram dúvidas sobre o PDVE (Plano de Demissão Voluntária Especial) do Bradesco em reunião realizada com a assessoria jurídica do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, nessa terça-feira (25). O presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, e o secretário de Assuntos Jurídicos, Orlando de Almeida Filho, abriram as discussões que ocorreram na sede da entidade.

 

“Fomos pegos de surpresa. O PDVE não foi debatido com os trabalhadores e faz parte do enxugamento desses conglomerados e instituições financeiras. Mas o sindicato não vai permitir que a classe trabalhadora seja penalizada. Por isso, é importante que o bancário tire todas as dúvidas sobre o regulamento e o termo de adesão do plano”, afirmou Orlando.

 

Na ocasião, os advogados Taynara Oliveira e Marcelo Santos, do escritório Assunção Advocacia, que presta assessoria jurídica ao sindicato, apresentaram os principais pontos do regulamento e ouviram os questionamentos dos funcionários da instituição financeira.

 

Marcelo Santos explicou que quem aderir ao PDVE será demitido na modalidade de dispensa sem justa causa e não terá direito ao seguro desemprego. “O regulamento pede ainda que o bancário renuncie a estabilidade provisória, no caso de gestantes e dirigentes sindicais, por exemplo”, detalhou.

 

O secretário de Imprensa e Comunicação do sindicato, José dos Santos Brito, considerou três pontos prejudicais ao trabalhador. “A primeira questão se refere ao vale alimentação. Pelo que está no regulamento, será pago apenas o valor do auxílio cesta, sem o ticket (vale refeição), ou seja, reduz o valor do benefício. A garantia de 18 meses de plano de saúde, na verdade, poderia ser maior se a justiça for acionada em casos específicos. E a indenização equivalente a 60% do salário do mês de junho por ano trabalhado, com teto de 12 salários, também representa perda de dinheiro para o trabalhador”, avaliou.

 

 

Dúvidas

Entre as dúvidas apresentadas pelos bancários está a situação de processos trabalhistas em andamento. “O regulamento pede que o bancário renuncie a ação e feche o acordo com o banco. É preciso analisar bem esta questão, até porque esta renúncia tem que ser homologada pelo juiz. E isso pode ocorrer em um prazo que supere a data limite para aderir ao PDVE, que é 31 de agosto”, esclareceu o advogado Marcelo Santos.

 

Outra questão levantada foi em relação à cláusula de quitação ampla e irrestrita das parcelas do contrato de trabalho, que diz respeito sobre a possibilidade de acionar a Justiça após a assinatura do PDVE nos casos em que o bancário identificar que alguma verba não foi devidamente paga.

 

Marcelo Santos explicou que existem entendimentos diferentes entre o STF (Supremo Tribunal Federal), que considera a cláusula válida, e uma minoria do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que analisa como nula, ou seja, o funcionário não teria a chance de pleitear mais direitos. Na avaliação da assessoria jurídica, o bancário que aderir ao plano de demissão deve ter ciência dos riscos.

 

Uma das orientações do sindicato é que a decisão seja tomada após o dia 2 de agosto, para garantir o recebimento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) proporcional ao primeiro semestre deste ano.

 

Serviço

A adesão é voluntária e pode ocorrer até 31 de agosto. “Não gostaríamos que isso estivesse acontecendo. A decisão é individual, mas o debate é importante e o sindicato está de portas abertas para orientar e sanar todas as dúvidas dos bancários”, esclareceu Edvaldo Barros.

 

O bancário que precisa de algum esclarecimento pode entrar em contato pelo telefone 3312-6100 e agendar um horário com a assessoria jurídica do sindicato. O atendimento pode ser feito de segunda a sexta, das 8 às 11h e das 13h às 17h, na sede do SEEB-CG.

 

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comuicação do SEEB-CG

Galeria de Fotos

Entre em Contato

Neide Maria Rodrigues

Secretária Geral

Enviar email facebook

Leila Cristina de Oliveira

Secretária de Org. e Informática

Enviar email

Paulo Sérgio de Souza Nevez

Suplente do Conselho Fiscal

José Aparecido Clementino Pereira

Suplente da Diretoria Administrativa

Júlio Heitor Gomes de Castro

Suplente da Diretoria Administrativa

Marluce Xavier Freire Caires

Suplente da Diretoria Administrativa

Marcus Vinícius Toniolo Sacco

Suplente da Diretoria Administrativa

Juarez de Oliveira Chaves

Diretores Zonais

Vania Mary Iceri Chaves

Suplente da Diretoria Zonal

Elayne Silva da Cunha Guimarães

Suplente da Diretoria Zonal

Francisco de Assis Carvalho

Suplente da Diretoria Zonal

Maria Helena Brambillia da Cruz Freitas

Suplente da Diretoria Zonal

Valdete Oliveira

Suplente da Diretoria Zonal

Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região de Mato Grosso do Sul - Rua Barão do Rio Branco, 2652 - Jardim dos Estados

Campo Grande-MS - Telefone: 67 3312-6100 / Fax: 67 3312-6116