12 de Fevereiro de 2018 às 01:42

Bancários do Santander recebem PLR no dia 20

PLR

Representantes dos trabalhadores reivindicaram e o Santander vai antecipar para o dia 20 o pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros e Resultados aos bancários.

A regra básica da PLR será majorada de acordo com o lucro do banco – que cresceu 35,6% em 2017 – e os trabalhadores receberão 2,2 salários, descontada a primeira parcela paga no ano passado, limitado a R$ 26.478,55.

A parcela adicional também será paga pelo teto, de R$ 4.487,16, descontado o valor de R$ 2.243,58, creditado em 2017.

Todos os bancários do Santander receberão pelo menos R$ 2.260,50 a título de PPRS (Programa Próprio de Resultados do Santander).

O lucro do Santander foi astronômico e fruto do resultado do trabalho dos bancários. A distribuição de todo esse lucro é uma luta constante do movimento sindical, seja por meio da PLR, dos programas próprios, com melhores salários, empregos e condições de trabalho. A força da união e mobilização entre bancários e Sindicato é que faz nossos direitos avançarem.

Isso é conquista

Os bancários foram a primeira categoria a conquistar o direito à PLR previsto na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) nacional, em 1995. A luta conjunta ao lado do Sindicato garantiu outros avanços como forma de distribuir renda por meio da Participação nos Lucros de Resultados dos bancos. Na Campanha Nacional Unificada de 2007, a mobilização da categoria garantiu o valor adicional à PLR. Além disso, desde 2013, os trabalhadores têm direito à PLR sem IR para determinados valores e, a partir desses, descontos progressivos.

Dinheiro no bolso

Outros bancos já atenderam à solicitação de antecipação do pagamento da segunda parcela aos seus trabalhadores. O Citibank pagou no dia 1º de fevereiro, o Bradesco e a Losango no dia 9 e o Safra creditará no dia 23. A data limite para pagamento, prevista na CCT é 2 de março.

Por: Santosbancarios