20 de Junho de 2018 às 13:02

Bancários protestam em defesa do Saúde Caixa

Saúde Caixa

Nesta quarta-feira (20), os funcionários da Caixa se vestem de branco para mostrar a união da categoria em defesa do Saúde Caixa. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região se concentrou em frente à agência da Caixa, localizada na Av. Bandeirantes, para alertar os bancários sobre a importância da manutenção do plano de saúde.

As resoluções publicadas pelo governo e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação do banco nessas despesas, à revelia do modelo de custeio previsto no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), que vigora até agosto. Desde 2004, a Caixa paga 70% das despesas assistenciais do Saúde Caixa e os usuários os outros 30%.

Segundo o secretário de Esportes e Lazer do sindicato e bancário da Caixa, Jadir Fragas, o Saúde Caixa é muito bom, sendo necessário apenas melhorias administrativas, ampliando a rede de atendimento, por exemplo, mas sem mudar o modelo atual e sem onerar os usuários do plano.

“A Caixa já tentou mudar o plano de saúde em 2017, quando quis aumentar o valor da mensalidade e tirar o teto, mas na hora da implementação não conseguiu, pois tínhamos a garantia do acordo coletivo e, com isso, ganhamos a liminar na Justiça. O banco só está esperando acabar a convenção coletiva para implementar as mudanças do plano que vão prejudicar os bancários. É muito importante manter o plano como é hoje, e, para isso, precisamos renová-lo na convenção coletiva”, afirmou o diretor.

Para o presidente do sindicato, Edvaldo Barros, a manutenção do plano de saúde é ainda mais importante no cenário atual, onde há a diminuição do quadro de funcionários, o aumento da sobrecarga de trabalho e, consequentemente, o aumento do adoecimento dos bancários.

“No dia 31 de agosto, encerra o nosso acordo coletivo, por isso é primordial termos a consciência de luta e mobilização, o sindicato não faz nada sozinho. Na campanha deste ano, é primordial que lutemos pelos nossos direitos. O grande desafio é manter os nossos direitos que foram historicamente conquistados”, enfatizou o presidente.

Campanha Nacional

O SEEBCG-MS vai lançar nesta quinta-feira, dia 21 de junho, a Campanha Nacional dos Bancários 2018 com o slogan “Todos por Tudo”. Os pontos centrais da Campanha são: defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; defesa das homologações realizadas nos sindicatos; defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para privatização; acordo que garanta a ultratividade da CCT; manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados.

A Secretária de Finanças do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, reforçou a importância da união e da organização da classe bancária nesse momento. “Já debatemos o que queremos: a manutenção de todos os nossos direitos, pois não podemos permitir perder tudo o que já conquistamos com muita luta. Precisamos de maior participação dos bancários, que eles nos digam suas opiniões e ideias, participem de assembleias e debates. Estaremos fazendo reuniões em todas as agências da nossa base e fazendo nosso papel na luta do dia a dia”, concluiu a diretora.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG