17 de Outubro de 2007 às 20:14

Banco do Brasil credita primeira parcela da PLR

(São Paulo) O Banco do Brasil creditou a primeira parcela da participação no lucro e no resultado referente ao primeiro semestre de 2007, na sexta-feira, dia 12. O acordo, assinado no dia 11, valerá também para a segunda parcela, que será paga após o fechamento do balanço de 2007.

"Os funcionários devem estar atentos, pois foram alterados os nomes das verbas da PLR", alerta o funcionário do BB e diretor do Sindicato Ernesto Izumi. A nova nomenclatura é Parcela Fenaban (que corresponde a 40% do salário mais R$ 439), Parcela BB Fixa (4% do lucro líquido, distribuídos linearmente para todos e que equivale a R$ 1.169 neste semestre) e Parcela BB Variável (corresponde ao antigo módulo ATB e complementa as outras parcelas até completar os valores divulgados pelo banco).

Evolução
A PLR dos funcionários do BB vem sendo melhorada desde 2003, quando ela foi paga pela primeira vez. Antes havia um programa próprio, no qual a direção do banco definia, sem negociação com os bancários, a forma de pagamento e beneficiava quase que exclusivamente os maiores salários.

Em 2005 foi conquistada a distribuição de 4% do lucro líquido linearmente para os funcionários, beneficiando os menores salários. Já em 2006, os comissionados de menor nível hierárquico das agências passaram a ter uma parcela variável melhor e um parâmetro que garantia o pagamento nos casos em que o ATB não fosse atingido.

"Agora, houve melhoria para quase 20 mil funcionários comissionados de menor nível hierárquico de agências e de departamentos, que antes não recebiam o valor variável" diz Ernesto.

Fonte: Danilo Pretti Di Giorgi - Seeb SP