25 de Setembro de 2016 às 18:42

Bancos insistem em retirar cartazes de greve para enganar a população

Greve

Reginaldo de Oliveira / Martins e Santos Comunicação

Em mais uma prática antissindical, os bancos estão retirando, no período da noite, os cartazes e faixas “Estamos em Greve” que ficam afixados na entrada das agências. Essa medida tem sido adotada com frequência pelo Bradesco, Itaú e HSBC.

Segundo o presidente do sindicato, Edvaldo Barros, essa ação do banco é para confundir a população de que a greve foi encerrada, no entanto, a paralisação segue forte com a adesão de 90% das agências em Campo Grande e outros 27 municípios: “Se os banqueiros acham que vão enfraquecer a paralisação, estão enganados. A cada dia, mais bancários estão aderindo à greve, pois estão percebendo o descaso e desrespeito dos bancos”.

A greve é um direito garantido em legislação. Além disso, o sindicato cumpre rigorosamente o que determina a Lei 7.783 (Lei da Greve).

Após oito rodadas de reuniões, os bancos estão intransigentes e insistem num reajuste de 7%, um índice abaixo da inflação, mesmo com lucros exorbitantes de R$ 30 bilhões no primeiro semestre deste ano. Por outro lado, a categoria reivindica 14,78%, sendo que apenas 5% é ganho real. Os banqueiros também estão ignorando outras demandas dos trabalhadores, como: saúde, condições de trabalho, segurança, igualdade de oportunidades e garantia de emprego.

A greve está completando 21 dias nesta segunda-feira, dia 26 de setembro. 145 unidades bancárias estão sem atendimento em Campo Grande e região. Em todo país, 13.385 agências e 40 centros administrativos estão com as atividades paralisadas. O número representa 57% das agências de todo o Brasil.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG / Martins e Santos Comunicação