20 de Março de 2018 às 09:07

BB parabeniza ‘caixa’ que não exercia função por vender produtos

Acúmulo de Função

O Banco do Brasil publicou, em sua agência de notícias, matéria destacando como caixas nas Plataformas de Suporte Operacional (PSOs) têm colaborado de forma positiva com a venda de produtos nos guichês. Desde novembro do ano passado, o BB vem solicitando que os caixas façam a oferta de produtos durante o atendimento. A prática, no entanto, é rechaçada pelas entidades sindicais, uma vez que a função de caixa é cuidar do numerário, e as vendas no guichê configuram acúmulo de função, apresentando risco aos bancários e à instituição.

Além disso, a matéria publicada pressiona os trabalhadores ao destacar uma bancária de São Paulo lotada em unidade de agência que figura entre as melhores vendedoras. Nos comentários da noticia, contudo, colegas observaram que a bancária não havia atuado como caixa um dia sequer nos últimos meses, mas sim em outro ambiente e com outras condições que propiciaram o resultado.

“O funcionário com melhor resultado em vendas neste caso não atuou como caixa e, certamente, aquele que esteve à frente do guichê realizou poucas ou nenhuma venda devido à demanda de atendimento. As agências estão super lotadas com o sucateamento imposto pela direção do banco”, ressalta o dirigente sindical de Sâo Paulo e bancário do BB, João Maia.

“A ferramenta de controle de vendas dos caixas, embora fixe metas coletivas, divulga de forma individual os resultados em ranking para todos os colegas vinculados às PSOs. Esta prática, que constitui ranqueamento, é rechaçada pelo sindicado e deve ser combatida, pois configura assédio, constrangimento e péssima prática corporativa ao expor colegas”, acrescenta João Maia.

Fonte: SEEB/São Paulo

Entre em contato