11 de Junho de 2007 às 10:44

Começa a Campanha Salarial 2007

Em 2006, Bancários levaram os prostestos também para dentro das agências

Está pré-marcada para os dias 15 e 16 de junho a conferência interestadual que reunirá os 24 sindicatos ligados à Federação à Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul, na qual será constituída a pauta a ser levada para a Conferência Nacional dos Bancários – onde serão tiradas as propostas que farão parte da Campanha Salarial de 2007. Neste ano, os representantes dos trabalhadores realizaram uma pesquisa junto à base sindical, na qual foram apontados os itens que, de acordo com os funcionários dos bancos, deverão encabeçar as cobranças a serem apresentadas os patrões.

Assim, a pesquisa, de acordo com o presidente do Sindicato de Campo Grande e Região, José Aparecido Clementino Pereira, “será responsável por dar o ‘norte’ de nossa campanha neste ano, permitindo aos trabalhadores opinar diretamente sobre quais as áreas que devem merecer a atenção durante as negociações”. Será realizada dias 15 á 16 de junho em Itanhaém-SP, também será possível avaliar qual o índice de reajuste a ser solicitado.

Luiz Alexandre Marcondes Monteiro, secretário de Imprensa e Comunicação, lembra que o percentual é o ponto central das discussões. “Nos últimos anos, registramos perdas significativas nos salários dos trabalhadores, e por isso é necessário lutar por índices que não apenas reponham as perdas da inflação, mas que permitam também um aumento real justo”, defendeu, ao lembrar que questões como assédio moral e terceirização do serviço nas agências não poderão ser esquecidas durante as discussões.

Embora as discussões sempre tenham início com a esperança de um acordo, os diretores estão cientes de que é preciso mobilizar às bases para se atingir resultados satisfatórios.

Desta forma, movimentos como os de 2006 – quando os bancários da Capital e região levaram as manifestações por melhores salários e condições de trabalho para dentro e fora das agências – não estão descartados. “Os bancários deverão se manter informados através do Sindicato e de seus representantes nos bancos. Devemos estar prontos desde já pra fazermos valer os nossos direitos”, sustentou Clementino Pereira.