5 de Junho de 2018 às 08:51

Conferência Nacional dos Bancários começa nesta sexta-feira 8, em São Paulo

Só A Luta Te Garante

A 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que definirá a pauta de reivindicações e a estratégia da Campanha de 2018, será realizada em São Paulo entre esta sexta-feira 8 de junho e o domingo 10. Os bancários da região Centro-Norte serão representados na Conferência Nacional por 63 delegados eleitos nas 12 bases dos sindicatos filiados à Fetec-CUT/CN. O encontro acontecerá na Quadra dos Bancários do Sindicato de São Paulo.

Os delegados e delegadas que vão representar os bancários da base do SEEBCG-MS na 20ª Conferência Nacional dos Bancários são: Delegado Nato: Edvaldo Franco Barros; Delegados Titulares: Neide Maria Rodrigues, Leila Cristina de Oliveira, Orlando de Almeida Filho e Jadir Fragas Garcia; Delegados Suplentes: José dos Santos Brito, Rubens Jorge Alencar, Patrícia da Silva Soares Bilac e Lucélia Aparecida Soares.

Os bancários de Campo Grande e região também estarão sendo representados no 34º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal – com o delegado Jadir Fragas Garcia – e no 29º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil – com Rubens Jorge Alencar e Luciana Rodrigues.

A Conferência Nacional será precedida, na quinta-feira 7 e sexta 8, pelos congressos e encontros nacionais dos bancários do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Itaú, do Bradesco e do Santander. Acontecerão também em São Paulo, em locais distintos. Os congressos dos funcionários do Banco da Amazônia e do Banpará já foram realizados no mês passado.

“A campanha deste ano se desenvolverá em uma conjuntura econômica e política difícil e será a primeira depois da entrada em vigor da reforma trabalhista, que coloca em risco direitos dos bancários assegurados na Convenção Coletiva da categoria. Será fundamental construirmos uma grande mobilização nacional, não apenas para manter os direitos, mas também para avançarmos em novas conquistas. Isso é possível porque os bancos não enfrentam nenhuma crise e continuam batendo recordes de lucro”, afirma Cleiton dos Santos, presidente da Fetec-CUT/CN.

Os bancários da região Centro-Norte vão apresentar à Conferência Nacional as propostas que aprovaram na 11ª Conferência Regional, realizada entre os dias 14 e 16 de maio, em Brasília. As principais propostas são as seguintes:

• Defesa da CCT e manutenção dos direitos;
  • Defesa da mesa única de negociações;
  • A CCT tem de continuar válida para toda a categoria;
  • Proibir as demissões em massa;
  • Defesa dos bancos públicos;
  • Defender as eleições de 2018 como estratégicas para os trabalhadores e conclamar o voto nos candidatos comprometidos com as pautas da classe trabalhadora;
  • Defender a taxa/contribuição negocial como mecanismo de participação dos trabalhadores na sustentabilidade dos sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais;
  • Manutenção das homologações nos sindicatos;
  • Defesa intransigente da democracia;
  • Não à terceirização e defesa do emprego bancário;
  • Realização de Seminário de Saúde do Trabalhador da Fetec-CUT/CN;
  • Seminário de Comunicação da Fetec-CUT/CN;
  • Ampliar o debate com apoio da Contraf-CUT  sobre o ramo financeiro com foco nas cooperativas;
  • Criar uma mídia que dialogue com a sociedade durante a campanha nacional.

Fonte: Fetec-CUT/CN