25 de Outubro de 2007 às 10:38

Deputados convocam BC, Real, Santander e Fenaban

As direções do Banco Central do Brasil, Federação Nacional dos Bancos, ABN Real e Santander serão convocadas pela subcomissão constituída na Câmara dos Deputados para analisar a compra do banco brasileiro pela instituição espanhola. A intenção, de acordo com o SP Bancários, é esclarecer pontos “obscuros” da negociação. “Eles [os diretores] se negaram a comparecer à primeira audiência pública, dizendo que o negócio não estava fechado. Agora não tem mais desculpa”, afirmou o deputado federal Daniel Almeida (PC do B/BA), que preside a subcomissão.

A realização da reunião deverá ser intermediada pelo secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Trabalho, Antônio Luiz de Medeiros. Além dessa discussão, a Câmara aprovou requerimento solicitando ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para investigar a negociação.

“Temos acompanhado com interesse todos os passos desse negócio, principalmente pelo risco que essa fusão representa para os postos de trabalho. Precisamos esclarecer esses pontos para termos uma linha de ação na defesa dos bancários do Real e do Santander”, afirmou o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, José Aparecido Clementino Pereira.

Ele destacou, ainda, que “assim que tivermos dados consistentes sobre essa fusão, iremos até os bancários das duas instituições para prestarmos esclarecimentos, tanto sobre o futuro dos bancos como de nossas ações em favor da categoria”.

Secretaria de Imprensa e Comunicação