19 de Junho de 2018 às 10:25

Dia 20 de junho: todos de branco pelo Saúde Caixa

Mobilização

No próximo dia 20, os usuários do Saúde Caixa vestirão a cor branca como símbolo de união em defesa da política de assistência à saúde da categoria. A iniciativa faz parte da campanha Saúde Caixa: eu defendo, lançada pela Fenae, Contraf-CUT, Fenacef, Fenag, Advocef, Aneac, Social Caixa e Anacef. No dia, serão realizadas diversas mobilizações nas GIPES e REPES, e em todas as demais unidades da Caixa.

Em Campo Grande, a mobilização acontecerá na agência da Caixa localizada na Av. Bandeirantes, a partir das 10h. 

A iniciativa é uma reação dos trabalhadores às novas medidas propostas pelo governo para redução de despesas com os planos de saúde dos empregados das empresas estatais, encarecendo o Saúde Caixa e tornando-o excludente. 

As resoluções governamentais e a recente alteração no Estatuto da Caixa propõem um limite correspondente a 6,5% da folha de pagamento para a participação da Caixa nas despesas com assistência à saúde dos empregados. As novas regras também permitem prazos de carência, limitam a adesão de dependentes, excluem os aposentados, entre outros retrocessos. 

“Vestiremos branco como símbolo de união em defesa do nosso plano de saúde. Vamos mostrar à Caixa e ao governo que não abrimos mão desse direito”, afirma a diretora de Saúde e Previdência da Fenae, Fabiana Matheus. 

Todas as ações programadas culminarão na primeira semana de julho com a celebração do aniversário de 14 anos do Saúde Caixa. No dia 1º de julho de 2004, foi implementado o atual modelo de custeio com a responsabilidade do banco sobre 70% do custo assistencial e 100% das despesas administrativas. 

Seminário e audiência pública 

No dia 28 de junho, as entidades promoverão o Seminário em Defesa dos Planos de Saúde de Autogestão das Empresas Estatais. O evento será realizado em Brasília e contará com a participação de representantes dos usuários do Saúde Caixa, assim como da Cassi, MAS/Petrobras, BNDES e Postal Saúde. 

Usuários apoiam PDC 956/18 

Está disponível no site da Câmara dos Deputados a enquete sobre o Projeto de Decreto Legislativo (PDC 956/2018), de autoria da deputada federal Erika Kokay (PT-DF), com o objetivo de sustar a resolução da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e de Administração de Participações Societárias da União (CGPAR), que determina as alterações no Saúde Caixa. Para acessar a enquete e apoiar o PDC 956/2018, clique aqui.

Fonte: Fenae

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros