23 de Janeiro de 2017 às 10:03

Eleição para o Conselho de Administração da Caixa começa nesta segunda-feira

Eleição da Caixa

Começa nesta segunda-feira, 23, a eleição para o Conselho de Administração (CA) da Caixa, por meio do SISRH 4.1. Os empregados da Caixa deverão votar até o dia 26 de janeiro. O pleito seria realizado no último dia 16, mas foi prorrogado para ajustar-se à lei 13.303, o Estatuto das Estatais, que não prevê a suplência para o cargo. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e região apoia a chapa 1.

Para o presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, a Diretoria da Fenae e diversas Apcefs também apoiam a Chapa 1, de Maria Rita Serrano. “A atuação da Rita ao longo dos anos indica que ela é a melhor escolha pela harmonia das ideias dela com o que os empregados da Caixa estão precisando”, esclarece. O apoio da maioria do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Federação, composto pelos presidentes das 27 Apcefs, foi definido no dia 1º de dezembro.

Quem é Rita Serrano?

Maria Rita Serrano é a coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, organização que teve papel fundamental na luta contra o caráter privatizante do Estatuto das Estatais. A lei foi aprovada pelo Congresso Nacional com importantes mudanças propostas pelos trabalhadores e parlamentares comprometidos com a preservação das empresas públicas. Ela ingressou na Caixa em 1989, ocupando vários cargos de gestão. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC. Mestra em Administração e graduada em História, atualmente faz especialização em Governança.

Conselho de Administração

Todas as decisões passam pelo Conselho de Administração da Caixa. Entre outras funções, o representante eleito tem o papel de aprovar a gestão e o plano estratégico do banco e de fiscalizar a execução da política geral dos negócios e serviços do banco. A eleição de um representante dos trabalhadores é garantida pela Lei 12.353, sancionada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva em dezembro de 2010.

Fonte: Fenae e SEEB/São Paulo.