SindicarioNET - Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região
CUT BRASIL Contraf FETEC

Banco Itaú Unibanco

Imprimir e-mail aumentar a fonte diminuir a fonte
Publicado em 20 de Dezembro de 2017 às 16:35
Itaú não pode impor abono assiduidade no dia 29

O Itaú mandou um comunicado intitulado “Expediente de fim de ano” aos seus gestores, orientando que ficaria ao critério deles a liberação dos trabalhadores neste período de festas, com a “concessão da folga assiduidade (conforme critério definido da Convenção Coletiva dos Bancários e Financiários) ou a compensação de horas. A cláusula 24 da CCT, contudo, que dispõe sobre a licença, diz, em seu segundo parágrafo, que o dia de fruição da folga assiduidade “será definido pelo gestor em conjunto com o empregado”.

 

O temor da categoria é que os trabalhadores sejam forçados a tirar a folga na sexta-feira 29, último dia útil do ano, quando não haverá expediente ao público.

 

“A convenção coletiva não pode ser desrespeitada! A folga assiduidade é um direto conquistado para os trabalhadores gozarem no dia que quiserem, seja para passar com a família, resolver problema pessoal ou viajar, ou seja, tem que ser negociado em conjunto com o gestor, e não determinado de forma impositiva”, ressalta o dirigente sindical Maikon Azzi.

 

A folga assiduidade foi conquistada na Campanha Nacional de 2013 para todos os bancários que tenham, no mínimo, 12 meses de vínculo empregatício. Trata-se “de um dia de ausência remunerada ao empregado que não tenha nenhuma falta injustificada”. Segundo a CCT 2016/2018, a folga assiduidade pode ser usufruída no período entre 1º de setembro de 2017 a 31 de agosto de 2018, relativamente à frequência de 1º de setembro de 2016 a 31 de agosto de 2017.

 

Fonte: Spbancários

Entre em Contato

Edvaldo Franco Barros

Presidente

Enviar email facebook

Carolina Areco Lopes

Suplente do Conselho Fiscal

João Chaves dos Santos

Suplente do Conselho Fiscal

Ana Lúcia Barbosa dos Santos

Suplente da Diretoria Administrativa

Patrícia da Silva Soares Bilac

Suplente da Diretoria Administrativa

Andréia Silva de Souza

Suplente da Diretoria Administrativa

Cristiane Ferreira Rocha Abdo

Suplente da Diretoria Administrativa

Marcley Telles Moura Amaral

Suplente da Diretoria Administrativa

Márcia Aparecida Barbosa de Lima

Suplente da Diretoria Administrativa

Heleny Sanchik de Souza

Suplente da Diretoria Zonal

Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região de Mato Grosso do Sul - Rua Barão do Rio Branco, 2652 - Jardim dos Estados

Campo Grande-MS - Telefone: 67 3312-6100 / Fax: 67 3312-6116