13 de Junho de 2007 às 14:34

Nesta quinta, Contraf/CUT promove Dia Nacional de Luta pela isonomia

Protestos fazem parte do calendário de campanha lançada em 17 de abril. Objetivo é pressionar o Congresso Nacional a aprovar projeto de lei que tramita em comissões temáticas

Um Dia Nacional de Luta pela isonomia de direitos nos bancos públicos federais será realizado nesta quinta-feira, dia 14 de junho, pelos trabalhadores do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste (BNB) e do Banco da Amazônia (Basa). Manifestações estão previstas para agências de todo o país das quatro instituições financeiras oficiais e integram o calendário da campanha pela isonomia de direitos entre funcionários novos e antigos, lançada em 17 de abril pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT).

A campanha da Contraf/CUT visa pressionar deputados federais e senadores a aprovarem projeto de lei dos deputados Inácio Arruda (PCdoB/CE – hoje senador) e Daniel Almeida (PCdoB/BA), que regulamenta a isonomia de direitos no âmbito dos bancos oficiais federais. Neste sentido, os protestos de amanhã têm o objetivo de incrementar e dar seqüência a essa campanha.

A Contraf/CUT recomenda ainda que as federações e os sindicatos de bancários do Brasil inteiro intensifiquem a coleta de assinaturas em favor do projeto de lei de Inácio Arruda e Daniel Almeida. As cópias desses abaixo-assinados, cuja campanha conta com banner hospedado no portal www.fenae.org.br, devem ser encaminhados para a sede da Contraf/CUT – em Brasília (EQS 314/315 – Bloco A – Asa Sul – CEP 70383-400 – Brasília/DF – aos cuidados de Eliane).

Em breve a Contraf/CUT pretende também promover um encontro nacional pela isonomia dos trabalhadores dos bancos públicos federais. As resoluções do evento serão encaminhadas às direções dessas instituições.

Campanha salarial dos financiários
Nesta quarta-feira, dia 13 de junho, às 10h, em São Paulo, a Contraf/CUT reúne-se com a Federação Nacional de Empresas de Crédito (Fenacrefi), ocasião em que será entregue a minuta de reivindicações dos trabalhadores das empresas financeiras.

A reunião deflagra a campanha salarial dos financiários neste ano, cujas principais reivindicações são aumento real de salários (reajuste acima da inflação), 14º salário, proteção salarial, participação nos lucros e resultados (PLR), unificação da data-base, adicional por tempo de serviço, pagamento de horas extras, isenção total de tarifas, criação de fundo de previdência complementar, proteção do emprego, jornada de cinco horas diárias, igualdade de oportunidades e de tratamento, combate ao assédio sexual e ao assédio moral e melhores condições de trabalho e saúde.

Fonte:Fenae