16 de Março de 2018 às 18:38

Reunião discute ajustes no projeto de lei sobre segurança bancária

Segurança Bancária

Reunião Segurança Bancária

O grupo de trabalho formado por bancários, vigilantes e representantes da segurança pública e privada se reuniu mais uma vez nesta sexta-feira (16) para discutir melhorias no projeto de lei sobre a segurança bancária em Mato Grosso do Sul. O debate ocorreu na sede do Sindicato dos Bancários de Campo Grande e Região.

Durante a reunião, os representantes sindicais apresentaram sugestões de ajustes no projeto que visa propor uma alteração da Lei Estadual nº 2.378/2001, que dispõe sobre a normatização da segurança em instituições financeiras e dá outras providências. O objetivo é adequar a legislação à realidade vivenciada na atualidade pelas instituições financeiras e cooperativas de crédito.

O presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, destacou a importância das discussões do grupo de trabalho. “Tiramos dúvidas e fizemos adequações para que o projeto seja aprovado e assim, possamos melhorar a segurança dos trabalhadores das instituições financeiras. Nossa intenção é tornar alguns equipamentos obrigatórios e exigir a instalação de outros que já estão previstos em lei”, afirmou.

Entre as medidas previstas no projeto de lei estão: a instalação de porta eletrônica de segurança individualizada em todos os acessos destinados ao público, incluído o espaço de autoatendimento provido de detector de metais e outros mecanismos de segurança, a instalação de cabine blindada para os vigilantes e a implantação do sistema de monitoramento e prevenção eletrônico de imagens, em tempo real.

“É um projeto que complementa a lei federal de 1983 que precisa ser atualizada. A lei estadual vai preencher as lacunas que hoje colocam em risco o bancário, o vigilante e o público em geral”, acrescentou o secretário de imprensa do SEEB-CG, Rubens Jorge Alencar.

O presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Ronaldo Ferreira Ramos, também participou do encontro. “Este projeto de lei da segurança bancária é muito importante para nós e para toda a sociedade. O banco trabalha com valores e, na atual conjuntura, isso é um “prato cheio” para os bandidos fazerem esses ataques nas agências”, pontou Ramos.

O presidente do Sindicato dos Vigilantes de Dourados e Região, Antônio Gois Ferreira, informou que, após a finalização dos ajustes, a intenção do grupo de trabalho é defender a aprovação do projeto na Assembleia Legislativa. “Nós entendemos que Mato Grosso do Sul está carente de segurança e precisa de uma lei que vai trazer segurança e tranquilidade para quem trabalha e para quem precisa do sistema financeiro. Só podemos fazer isso através de uma lei. Precisamos de um instrumento que possa ser usado para exigir do sistema financeiro, que é voraz com a gente na hora de cobrar, para que ele também ofereça a segurança que a sociedade merece”, esclareceu Gois.

O assessor parlamentar do deputado João Grandão, Ricardo Dualibi, explicou que, agora com as mudanças no projeto, a tramitação na Casa de Leis deve durar cerca de três meses. “Este é o sétimo encontro do grupo de trabalho para debater o assunto e hoje finalizamos. Acreditamos que a proposta seja aprovada porque um projeto de lei semelhante já foi aprovado no Ceará”, explicou.

Essa comissão foi formada na audiência pública sobre “A Segurança Bancária”, realizada no dia 23 de março do ano passado, na Assembleia Legislativa. Os dados apresentados no evento mostram a falta de segurança nas agências bancárias: o número de arrombamentos a caixas eletrônicos em Mato Grosso do Sul, por exemplo, aumentou 72,7% em 2016.

Por: Adriana Queiroz/Assessoria de Comunicação do SEEBCG