BRB

4 de Fevereiro de 2014 às 08:30

Reunião discute reestruturação do PCCR em negociação com o BRB

ACORDO COLETIVO

Na negociação foram discutidos os seguintes temas:

Implantação do vale-cultura

Conforme acordo coletivo, o banco deve implantar o vale-cultura. Segundo os negociadores do BRB, por se tratar de um assunto ainda muito recente, diversas dúvidas estão surgindo na fase de implantação. Mas a licitação para contratação da empresa que será gestora do benefício deve ocorrer nos próximos dias, o que permitirá a implantação do benefício até o início de março - lembrando que o benefício, no valor de R$ 50,00 por mês para os que recebam até 5 salários mínimos, é retroativo a setembro de 2013.

Reestruturação

O banco informou que entre 5 e 14 de fevereiro haverá o cadastramento de todos os funcionários no novo organograma que está embasando a reestruturação, e que este cadastramento independe de ter havido ou não alguma alteração no setor ou agência onde cada funcionário estiver lotado. Ainda segundo o banco, a fusão de gerências e extinção de superintendências não acarretará perda de remuneração, pois todos os atingidos por estas medidas serão reaproveitados em outras funções. O Sindicato cobrou do BRB o documento que está dando suporte a essa reestruturação, ao que o banco se comprometeu em disponibilizar.

Unificação dos benefícios educacionais

A comissão de negociação do BRB informou que já tem uma proposta pronta, porém ainda não tem o aval da diretoria para apresentá-lo. Ainda segundo a comissão, na próxima reunião provavelmente a proposta será apresentada ao Sindicato.

Suspensão de promoções

A resolução editada na terça (28) decorre da reestruturação, mas o banco afirmou que ninguém que foi aprovado em processo seletivo interno ou que esteja em curso ou estágio será prejudicado, ocorrendo tão somente a postergação da efetivação. Especificamente quanto ao concurso interno para gerentes de negócio júnior, o banco informou que 113 funcionários já foram designados, e que os demais o serão, uma vez que há necessidade, podendo apenas ocorrer uma demora maior em função da reestruturação em curso.

Quanto ao fim da retaguarda nas agências, o banco afirmou que será criado um setor que concentrará as áreas de back office de crédito rural, cadastro e compensação, e que ela funcionará a princípio na sobreloja da agência SIA.

CPDIS

Dentro da reestruturação, uma bastante polêmica refere-se à extinção da CPDIS como comissão permanente. O banco argumentou que se trata de medida para tornar mais célere o trabalho da comissão, e que não haverá prejuízo algum quanto aos processos que chegarem à comissão de disciplina, que, segundo o banco, funcionará em função da demanda. A respeito desta situação específica, o Sindicato solicitou uma reunião com o diretor de Pessoal, para conhecer melhor a proposta do banco e posteriormente se posicionar. Independentemente do que vier a ocorrer, o banco afirmou que o Sindicato terá assegurada sua vaga em qualquer comissão que se debruçará sobre processos disciplinares.

Contratação de novos funcionários

O banco afirmou que qualquer decisão sobre novas contratações só ocorrerá após a reestruturação, ocasião em que será possível definir a real necessidade de contratações. Indagado sobre a necessidade de novos funcionários, o banco disse que hoje, na rede, local de maior carência, há um déficit de 86 escriturários quando se compara o quadro aprovado e o quadro existente. Quando houver a finalização de todos os processos seletivos em curso, ainda segundo o banco, este déficit chegará a aproximadamente 280 escriturários na rede. Ocorre que, segundo o BRB, com a reestruturação, pode ocorrer de este déficit diminuir, uma vez que deve haver rebatimento nas agências em função das alterações. Sobre o último concurso, o banco afirmou que há ainda cerca de quinhentos aprovados, e que a validade dele foi prorrogada até o final de 2015.

Reestruturação do PCCR

O banco apresentou assuntos já detectados para serem discutidos na comissão que fará a reestruturação do PCCR, aos quais o Sindicato agregou outros. Sem prejuízo de se somar novos assuntos que vierem a ser percebidos no curso das discussões, foram definidos previamente os seguintes: rediscussão de carreiras, jurídica, bancária e tecnológica, no que se refere à estratificação e remuneração; piso salarial da carreira de analista da TI; jornada de trabalho do Sesmt (segurança e medicina do trabalho); situação dos gerentes de expediente, especialmente relativa à diferenciação por níveis salariais e atribuições; situação dos cargos de psicólogo e assistente social; revisão das AGs e FGs e seus valores; situação da função de gerente de equipe; valor da AG de orientador de autoatendimento; critérios de encarreiramento; processo seletivo interno.

A próxima reunião, quando será apresentada e discutida a proposta do banco para a unificação dos benefícios educacionais e o item relacionado a carreiras da revisão do PCCR, ficou agendada para o dia 11 de fevereiro.

Os membros indicados pelo banco para compor a comissão de revisão do PCCR são: Lea Rodrigues Paes Leme (GESEA - SUGEP), Regina Célia Teixeira Dias (GESEA – SUGEP), Marina Coelho Carvalho (COJUR), Arnaldo Ramos da Silva (SUREV), Alessandra Lacerda Silveira (SUPCO), Rita de Cássia Lima Valença (SUGOT), Cynthia Vieira Ferreira Fritas (SUGEP) e Nelson Cavallari de Oliveira (SUPCO).