19 de Junho de 2018 às 14:36

SEEBCG-MS lança Campanha Nacional dos Bancários na quinta-feira

Todos por Tudo

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região vai lançar nesta quinta-feira, dia 21 de junho, a Campanha Nacional dos Bancários 2018 com o slogan “Todos por Tudo”. O ato começa às 9 horas, com a concentração dos trabalhadores na agência do Bradesco, que fica na esquina das ruas Cândido Mariano com 13 de maio.

Os bancários vão realizar uma passeata, percorrendo as principais agências do centro de Campo Grande. O encerramento será às 11h30, na agência do Banco do Brasil, da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de maio.

Os pontos centrais da Campanha Nacional dos Bancários de 2018 são: defesa dos empregos, com a proibição das demissões em massa; defesa das homologações realizadas nos sindicatos (para garantir que os bancários recebam tudo que lhes é devido, em caso de demissão); manutenção da mesa única de negociações entre bancos públicos e privados; acordo que garanta a ultratividade da CCT; contratação de banco de horas feita somente por meio de negociação coletiva; defesa dos bancos públicos que estão sendo desmontados e preparados para privatização.

O presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, destaca que a campanha deste ano vai ser a primeira sob a vigência da nova lei trabalhista. “Precisamos da mobilização de todos os trabalhadores para enfrentar esse momento de ameaças de retirada de direitos. Somente com a união da categoria podemos enfrentar os bancos e, assim, garantir todas as conquistas previstas na nossa convenção”, alerta.

Pauta de reivindicações

No dia 13 de junho, o Comando Nacional dos Bancários entregou a pauta de reivindicações da categoria à Fenaban. Também foram entregues as pautas dos acordos aditivos da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. A primeira rodada de negociação ficou agendada para o dia 28 de junho.

Além da manutenção de todas as cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos Bancários, a pauta de reivindicações prevê reajuste da inflação mais aumento real de 5% para salários e demais verbas; e cláusula garantindo que as novas modalidades de jornada e contratações da nova lei trabalhista só poderão ser feitas por meio de negociação com o Comando Nacional dos Bancários.

O Comando também cobrou dos bancos a assinatura de um pré-acordo de ultratividade, para que todos os direitos previstos na CCT continuem valendo até a assinatura de um novo acordo. Isso porque, com a nova lei trabalhista, a convenção vence no dia 31 de agosto de 2018 e, assim, a categoria corre o risco de perder direitos conquistados em décadas de luta.

Por: Assessoria de Comunicação SEEBCG-MS