7 de Setembro de 2017 às 16:11

Sindicato protesta em defesa dos bancos públicos no Dia da Independência

Grito dos Excluídos

Nesta quinta-feira (7), no Dia da Independência do Brasil, o Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e Região participou da 23ª edição do Grito dos Excluídos. O ato, que acontece em todo o país, é constituído por comitês religiosos, movimentos populares, sindicatos e organizações civis. Em Campo Grande, os manifestantes saíram em caminhada logo após o desfile oficial cívico-militar, na rua 14 de Julho, no centro da cidade.

Segundo o presidente do SEEB-CG, Edvaldo Barros, esse movimento foi importante para evidenciar o desmonte das instituições financeiras públicas. “Os bancários puderam expor durante o ato os ataques que os bancos públicos estão sofrendo. Esses bancos possuem um papel social fundamental na sociedade brasileira, como o financiamento da casa própria, da agricultura familiar e o Fies, mas que esse governo vem sucateando. Precisamos realmente nos fortalecer e hoje o nosso grito é em defesa desses bancos que têm história no Brasil e faz com que a economia cresça e com que a população tenha acesso aos bens primordiais para sua vida. Então, vamos continuar lutando em defesa dos trabalhadores”.

Cada entidade sindical e movimento social levou as suas bandeiras de luta no ato que teve como lema “Por direitos e democracia, a luta é todo o dia” e abordou a realidade de um Brasil em crise, com desemprego, retirada de direitos trabalhistas e que, em breve, enfrentará a votação da reforma da Previdência, proposta que ameaça a aposentadoria de milhões de brasileiros.

“O sindicato está participando pela primeira vez do ato do Grito dos Excluídos e isso foi importantíssimo para que nós pudéssemos levar nossas bandeiras do movimento sindical bancário. Nesse ato, nossa bandeira foi na questão dos bancos públicos, acreditamos que conseguimos alcançar um grande público, juntamente com outros sindicatos que possuem outras bandeiras de luta, também em prol dos trabalhadores. Foi muito significante para os bancários e para o nosso sindicato”, completou Barros.

Por: Daiana Porto/Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS