12 de Janeiro de 2017 às 11:50

Sindicato realiza protesto no Dia Nacional de Luta da Caixa

Dia Nacional de Luta

Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação

Na manhã desta quinta-feira (12), o Sindicato dos Bancários de Campo Grande – MS e Região participou do Dia Nacional de Luta da Caixa Econômica Federal, por melhores condições de trabalho e em defesa do caráter 100% público da empresa. Nesta data, o banco está completando 156 anos.

Os diretores sindicais distribuíram materiais explicativos com esclarecimentos aos bancários e à população e colheram assinaturas para o abaixo-assinado em defesa da Caixa 100% pública. A agência localizada nas esquinas das ruas 13 de maio e Cândido Mariano, em Campo Grande, abriu uma hora mais tarde. Os protestos também são pela retomada das contratações, pelo fim dos descomissionamentos arbitrários e do caixa-minuto.

“O governo está querendo privatizar a Caixa e sucatear o atendimento com milhares de demissões. A Caixa financia programas sociais como Minha Casa, Minha Vida, Bolsa Família, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e obras como infraestrutura, saneamento básico e por isso precisamos manter este banco público. O movimento de hoje é muito importante e nós também coletamos assinaturas para levar ao governo e evitar que tudo isso aconteça”, afirma o secretário de Imprensa e Comunicação do sindicato, José dos Santos Brito.

Reestruturação

A direção da Caixa Econômica Federal pretende abrir um plano de demissão voluntária (PDV) este ano para cortar 10 mil funcionários, de um total aproximado de 95 mil. Além disso, o banco também planeja fechar mais de 100 agências, que seriam substituídas por postos de atendimento ou correspondentes. Desde 2014, o banco já fechou aproximadamente 6 mil vagas.

“A situação já é de sobrecarga e adoecimento dos bancários nas unidades de todo o país, o que vai se agravar ainda mais com a diminuição do número de trabalhadores. Uma medida que também vai atingir toda a população, porque além dos serviços bancários, os cidadãos buscam na Caixa o acesso a benefícios e direitos como FGTS, PIS e Bolsa-Família, além dos financiamentos habitacionais”, lembra Brito.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEB-CG