20 de Dezembro de 2007 às 11:38

Unibanco apresenta proposta de Auxílio-Educação

Ocorreu na manhã desta quarta-feira (dia 19 de dezembro) nova rodada da mesa de negociação permanente entre Contraf/CUT e Unibanco. Na reunião, o banco apresentou sua proposta de programa de Auxílio-Educação, que será debatida pelos trabalhadores. Nova negociação ficou agendada para a próxima sexta-feira (21).

Pela proposta, seriam inicialmente mil bolsas de estudo para todo o País para primeira graduação, nas áreas afins como Economia, Administração e Comércio Exterior, entre outras. O banco financiaria apenas os cursos das faculdades que tenham alcançado pelo menos o Nível 3 no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, aplicado pelo Ministério da Educação para, em conjunto com outras avaliações, averiguar a qualidade do ensino das instituições).

O Auxílio-Educação corresponderá a 50% do valor da mensalidade, com teto de R$ 320, e podem concorrer às bolsas todos os funcionários do Unibanco desde que tenham, no mínimo, seis meses de empresa. Caso a procura ultrapasse o número de bolsas oferecido, haverá critério social de desempate: estar matriculado no curso, a menor renda, maior número de dependentes e maior tempo de banco.

Os bancários interessados devem fazer a inscrição entre os dias 2 e 20 de janeiro. A pedido dos dirigentes sindicais, o Unibanco se comprometeu a, posteriormente, estender a bolsa de estudos a toda a holding.

A Contraf/CUT considerou a proposta positiva, mas pressionou o banco pelo aumento do valor das bolsas. A entidade já conquistou o Auxílio-Educação para os bancários do Santander, Itaú, HSBC e Safra.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com Contraf/CUT