7 de Agosto de 2019 às 08:25

CDN da Fenae debate futuro da Caixa e reforma de Previdência

Debate

Fenae

O cenário de ataques à Caixa Econômica Federal e a defesa dos direitos dos trabalhadores do banco são alguns dos assuntos que serão debatidos durante a segunda reunião ordinária em 2019 do Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae, que acontece nesta quinta e sexta-feira (8 e 9 de agosto), em Brasília (DF). Reforma da Previdência e Saúde Caixa também farão parte da pauta.

Como instância máxima de decisão da Fenae, o Conselho Deliberativo Nacional é formado pelos presidentes das 27 Associações do Pessoal da Caixa (Apcefs) do país. Neste fórum, são discutidas e aprovadas propostas que norteiam a atuação da entidade, além de temas relativos aos interesses dos empregados da Caixa e demandas das Apcefs.

“Nesse encontro, estaremos debatendo em especial as perspectivas para a Caixa e como poderemos intensificar a luta em defesa do maior banco público do país, visando a manutenção do seu caráter social e indutor do desenvolvimento econômico”, destaca Jair Ferreira, presidente da Fenae.

A reunião do CDN acontece logo após a realização do 35º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal (Conecef), em São Paulo nos dias 1 e 2 de agosto. Na oportunidade, 272 delegados aprovaram resoluções que têm como principais eixos a defesa da Caixa 100% pública e de melhores condições de trabalho no banco.

“Um calendário de luta aprovado no Conecef e referendado na Conferência Nacional dos Bancários prevê ações de conscientização da sociedade contra o esvaziamento do Fundo de Garantia Por Tempo de Serviço (FGTS), defesa do Saúde Caixa,  realização de novas audiências públicas sobre a importância dos bancos públicos, dentre outras ações para intensificar a mobilização dos trabalhadores e da sociedade contra o cenário de desmonte que atravessamos”, acrescenta Jair Ferreira.

Programação

A reunião do CDN começa às 9h desta quinta-feira (8), no Hotel San Marco, em Brasília. O primeiro debate será sobre análise de conjuntura, seguido da discussão “Perspectivas para a Caixa no próximo período”.

Os membros do Conselho também vão fazer uma avaliação do #ProntoFalei, evento realizado pela Fenae no dia 20 de julho para empregados da Caixa com até 35 anos de idade; campanha novos associados e o programa Nosso Valor.

Na sexta-feira (9), estarão em pauta temas como Saúde Caixa, reforma da Previdência e os impactos para o trabalhador da Caixa, projetos associativos dentre outros.

Fonte: Fenae