22 de Outubro de 2007 às 22:55

Contraf-CUT e Banco do Brasil assinam acordo aditivo

Contraf-CUT e Banco do Brasil assinam acordo aditivo

(São Paulo) A Contraf-CUT e o Banco do Brasil assinaram nesta segunda-feira, dia 22, o acordo aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho, com as cláusulas específicas do funcionalismo. Entre outras conquistas, o acordo prevê a correção do Plano de Cargos e Salários (PCS) e vários itens de isonomia entre os bancários contratados antes e depois de 1998.

"A assinatura do acordo aditivo com o Banco do Brasil fecha uma campanha salarial em que os trabalhadores saíram vitoriosos, com aumento real de salários, melhor participação nos lucros e resultados e uma nova conquista, a 13ª cesta-alimentação. Para os funcionários do BB, garantimos várias reivindicações específicas numa campanha em que os bancários apostaram no processo de negociação, com um novo modelo que rendeu frutos", destaca Marcel Barros, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB.

Uma das principais conquistas do acordo aditivo é a melhora significativa que ocorreu no Plano de Cargos e Salários. Com a incorporação dos R$ 33 para o E1 e VP-020 e mais o reajuste de 6%, o PCS do Banco do Brasil teve uma correção de 10,08% em todos os níveis, contra inflação do período de 4,82%. Essa correção também melhorou o VCP (Vencimento de Caráter Pessoal). A diferença entre cada interstício ficou em 3%.

Os bancários também garantiram, pelo quinto ano consecutivo, avanços na isonomia entre novos e antigos. Este ano, a igualdade foi atingida para o adiantamento de férias para ser pago em até dez vezes, na universalização dos direitos de adiantamento salarial para cobrir a cobrança de consignações em atraso, e na devolução das vantagens por desistência de remoção parcelada em dez vezes.

As negociações específicas com o BB também mantiveram para os funcionários a melhor Participação nos Lucros e Resultados do sistema financeiro. O acordo sobre o tema foi assinado na semana retrasada, quando o banco creditou a primeira parcela do benefício.

Fonte: Contraf-CUT

Convênios saiba +

Clube de campo saiba +

Jogos/ Resultadossaiba +

Parceiros