15 de Outubro de 2018 às 08:39

Entidades se reúnem para retomar debates sobre Cassi

BB

Estiveram reunidas na sede da ANABB na tarde desta quarta-feira, dia 10 de outubro, as entidades representativas de funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil que compõem a Comissão Nacional de Negociação sobre a CASSI – ANABB, CONTEC, FAABB, AAFBB e CONTRAF.

O objetivo da reunião foi avaliar o resultado da votação que registrou 91.796 votos NÃO à  proposta de alteração estatutária da Cassi, bem como avaliar e debater os próximos passos a serem adotados para a superação do desequilíbrio financeiro do Plano de Associados da Caixa de Assistência.

Foram debatidos os seguintes temas pelas entidades:

• o comunicado da Cassi que divulgou risco de insolvência e  atrasos nos pagamentos de prestadores;
  • os procedimentos a serem adotados para reabertura do processo de negociação com o Banco do Brasil, cabendo à diretoria da Cassi o fornecimento de dados para as partes;
  • os próximos passos para a construção de proposta dos funcionários para o equacionamento do fluxo de caixa, a liquidez e a solvência do Plano de Associados.

No debate realizado, foi concluída e definida as seguintes ações:

• o comunicado da Cassi foi considerado uma iniciativa precipitada da diretoria da Caixa de Assistência, com o risco de prejuízos à reputação da Cassi, ao seu fluxo financeiro e para a relação com os prestadores;
  •  foi elaborado ofício conjunto dirigido ao Banco do Brasil, assinado pela Comissão Nacional de Negociação, reivindicando a reabertura imediata das negociações entre a representação dos associados e o patrocinador;
  • foi solicitado às entidades signatárias do Memorando de Entendimentos de 2016 que formalizem uma proposta no menor espaço de tempo possível, a ser avaliada pela Comissão. posteriormente será convocado um Encontro Nacional dos Funcionários do BB, aberto, para deliberação da respectiva proposta;
  • A convocação do Dia Nacional de Luta em Defesa da Cassi, a ser realizado em 18 de outubro, com cada entidade e sindicatos orientando sobre as atividades a serem realizadas em defesa da Cassi.

Uma próxima reunião da Comissão Nacional de Negociação sobre a Cassi foi agendada para o dia 17 de outubro, novamente na sede da ANABB. Novas informações serão divulgadas pela Associação por meio de seu site e redes sociais, na medida em que forem sendo deliberadas.

Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionarios do BB, a unidade das entidades da mesa de negociação foi refletida na votação,  uma vez os associados da Cassi rejeitaram a proposta de alteração estatutária, seguindo a orientação das entidades. É necessária a imediata retomada das negociações entre banco e entidades para garantir a sustentabilidade da Cassi aem retirar direitos dos associados.

Fonte: Contraf-CUT