22 de Agosto de 2019 às 11:36

Presidente do SEEBCG-MS participa de reunião do Comando sobre reajuste salarial e PLR

Movimento Sindical

No último dia 20, a presidente do SEEBCG-MS, Neide Rodrigues, esteve presente na reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). O encontro foi para cobrar dos bancos o cumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2018/2020.

Este ano, os bancários terão reajuste com aumento real (INPC + 1%) que vai incidir sobre os salários e demais cláusulas econômicas, como vale refeição, vale alimentação, auxílio creche/babá, PLR, pisos, gratificações e 13ª cesta.

“No ano passado, o Comando acertou em fechar, mais uma vez, um acordo com validade de 2 anos. Com o cenário político e econômico atual, totalmente adverso aos trabalhadores, dificilmente conseguiríamos aumento real, mas com a CCT assinada no ano passado garantimos reajuste acima da inflação e a manutenção de todos os direitos”, comentou a presidente Neide Rodrigues.

Quanto a PLR, a CCT determina que os bancos privados efetuem o pagamento até o dia 20 de setembro; o Banco do Brasil até 10 dias após a distribuição dos dividendos aos acionistas; e a Caixa até o dia 30 de setembro.

Os bancos garantiram o cumprimento de todos os pontos da CCT, inclusive a data de pagamento da PLR. Com exceção do Santander, que terá que pagar somente no dia 30, devido o cálculo e sistema de pagamento do programa próprio.

Abono da greve

Na reunião também foi discutido o abono das faltas ocorridas no dia 14 de junho, na greve geral contra a reforma da Previdência. A Fenaban vai consultar os bancos e dará a resposta para o Comando até o final do mês.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS com informações da Contraf-CUT