4 de Fevereiro de 2014 às 08:10

Saiba como o vale-cultura funciona e garanta o seu

VALE-CULTURA

Créditos podem ser acumulados para a compra de ingressos para shows e cursos no valor maior que os R$ 50 mensais creditados pela empresa

Você bancário já deve ter lido nos meios de comunicação do Sindicato sobre o vale-cultura. Mas, você sabe quais são seus benefícios e como funciona o vale?

O vale-cultura é um cartão magnético pré-pago com crédito de R$ 50 por mês para o trabalhador gastar em bens culturais como livros (inclusive didáticos), ingressos para cinema, teatro, shows, além de cursos, workshops, instrumentos musicais.

Quem oferece o vale é a empresa, e não o governo. Todo funcionário com carteira assinada que ganha até cinco salários mínimos (até R$ 3.620) e que trabalha em uma empresa que aderiu ao programa do governo pode optar por receber. O crédito é cumulativo, não perde a validade enquanto você for funcionário da empresa.

Sorte dos bancários – Mesmo válido para trabalhadores de todas as categorias, os bancários são pioneiros no direito, já que a categoria é a primeira a ter o programa previsto em sua Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), conquista da Campanha Nacional 2013. Ou seja, todos os bancos aderiram ao programa. “É uma vitória da categoria e vale a pena aderir. Quem não quer gastar todo mês com cinema, teatro, livros, CDs e DVDs, por exemplo, pode guardar o dinheiro mensalmente no cartão e gastar em um show mais caro ou até mesmo realizar um curso na área cultural”, sugere a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

Como pedir o seu – Os bancários que optaram por ter o cartão do vale-cultura já receberam seus créditos. Quem não fez o pedido ainda, não tem problema, pois a adesão pode ser feita em qualquer período. Basta procurar o RH do banco e perguntar como é feita a adesão. Alguns disponibilizam formulários no próprio RH, em outros o pedido é feito pela intranet.

Juvandia explica que não há crédito retroativo, como pensam muitos trabalhadores. “O bancário só receberá a partir do mês que fizer a adesão. Se ele fizer a adesão em fevereiro, não receberá o crédito retroativo a janeiro”, esclarece.

Quanto é descontado? – O desconto na remuneração do trabalhador que recebe até cinco salários mínimos varia de R$ 1 a R$ 5. Quem ganha até um salário mínimo paga  R$ 1. Acima de um e até dois salários, o desconto é de R$ 2. Acima de dois até três, R$ 3. Acima de três até quatro 4, R$ 4. Acima de quatro até cinco, R$ 5. Ou seja, no mínimo o bancário que aderir recebe R$ 45 ao mês.

O funcionamento do vale-cultura é muito parecido com o do vale-refeição ou alimentação. No dia estipulado pelo banco, a cada mês, é feito o crédito no cartão no valor de R$ 50. O desconto de R$ 1 a R$ 5, de acordo com o salário do funcionário, é feito diretamente na folha de pagamento.

Juvandia ressalta que muitos bancários estão na faculdade, portanto, usufruem dos descontos proporcionados pela carteirinha de estudante. Ela destaca que o bancário que paga meia-entrada continua com o benefício e ainda poderá utilizar o vale-cultura, economizando ainda mais.

Como usar? – Para usar o cartão é necessário saber onde é aceito o vale-cultura. Cada banco contrata uma empresa operadora do cartão. No Itaú, na Caixa Federal e no HSBC, por exemplo, a operadora é a Ticket. No Banco do Brasil é a BB Cartões. A operadora contratada pelo Santander é a Sodexo e pelo Bradesco é a Alelo.

Cada uma possui uma forma de divulgação da rede credenciada. Após adquirir seu cartão, entre no site da operadora ou ligue no telefone informado no cartão magnético para saber sobre a rede credenciada.

- See more at: http://www.spbancarios.com.br/Noticias.aspx?id=6897#sthash.DvxbMIwR.dpuf