6 de Fevereiro de 2017 às 09:50

Saiba mais sobre a PLR para oriundos do HSBC

HSBC

Na quinta-feira (2), o Bradesco anunciou a antecipação do pagamento da segunda parcela da Participação nos Lucros ou Resultados (PLR 2016) para a próxima sexta-feira, dia 10 de fevereiro. Desde então, bancários incorporados do HSBC estão em contato com o Sindicato de Curitiba para saber qual valor que eles irão receber.

O que foi pago de antecipação em outubro?

O Sindicato dos Bancários de Curitiba esclarece que, em outubro de 2016, logo após a "virada de chave", o Bradesco pagou a esses bancários oriundos do HSBC um valor proporcional de PLR, referente ao período de julho a dezembro de 2016. Esse pagamento foi equivalente à 50% da regra de antecipação da PLR (metade de 54% do salário + metade do valor fixo da regra básica, que era no valor de R$ 1.310,12) e 50% da antecipação da PLR adicional.

O pagamento desse valor para os oriundos foi conquistado via negociação com os sindicatos, com o banco ampliando o período a ser considerado, ao invés de outubro à dezembro, considerou de julho à dezembro, lembrando que no primeiro semestre de 2016 o HSBC registrou prejuízo de R$ 738,6 milhões e, pela convenção coletiva, o pagamento de PLR estaria desobrigado com o prejuízo.

O que será pago como segunda parcela dia 10 de fevereiro?

Para os bancários oriundos do HSBC, será considerado o lucro do Bradesco no segundo semestre de 2016, e não o lucro anual (pois o HSBC foi adquirido em 01/07 e apresentou prejuízo no 1º semestre). O Bradesco irá pagar dia 10 de fevereiro metade do valor devido do 2º semestre, descontando o valor pago em outubro de 2016, que era uma estimativa de cálculo (que correspondia a 50% do lucro do 2º semestre), tanto da regra básica quanto da PLR adicional.

Em 2016, o Bradesco teve lucro líquido de R$ 15 bilhões.

Fonte: SEEB/Curitiba