13 de Maio de 2019 às 16:48

SEEBCG-MS apoia greve dos trabalhadores da Educação

Greve na Educação

Na próxima quarta-feira (dia 15) acontece a greve nacional dos trabalhadores da educação básica e superior. O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região apoia o movimento e os diretores se juntarão aos professores e alunos nas mobilizações.

Em Campo Grande, um dos atos acontece na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, localizada na Av. Costa e Silva, 1500. A concentração começa às 9h, no gramado do pontilhão em frente à UFMS.

Os trabalhadores da educação protestam contra a Reforma da Previdência; os cortes dos orçamentos da Educação Pública, básica e superior, e contra a desvalorização das Ciências Humanas. A pauta local ainda inclui a defesa do Piso 20h dos professores, a manutenção do abono e o fim do congelamento de salários dos administrativos da educação.

O anúncio de corte de verbas, feito pelo Governo Federal, determinou o bloqueio de 30% da verba destinada às universidades e institutos federais. A medida coloca em risco serviços básicos e impede a realização de pesquisas, projetos e serviços acadêmicos.

Os impactos da decisão já podem ser sentidos. De acordo com dados levantados pela Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados, o corte de investimentos compromete R$2,1 bilhões das universidades, R$ 860,4 milhões dos Institutos Federais e R$914 milhões da educação básica.

Greve Geral

A paralisação é um “esquenta” para a greve geral, que será realizada pela CUT e demais centrais sindicais, no dia 14 de junho, em todo o país. Na data, serão realizadas assembleias, atos, mobilizações, panfletagens nas praças, nos locais de trabalho, nas ruas da cidade, com objetivo de explicar como a reforma da Previdência impactará na vida da classe trabalhadora.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS (Com informações da Contraf)