14 de Novembro de 2016 às 09:13

Sindicato de SP conquista adicional no HSBC

HSBC

O Sindicato dos Bancários de SP, em ação judicial coletiva, conquistou importante vitória para os bancários do HSBC – hoje incorporado pelo Bradesco. Conseguiu reverter decisão de 1ª instância que indeferiu pedido para pagamento de adicional de periculosidade aos trabalhadores lotados no prédio da Rua Conselheiro Nébias, centro da capital paulista. No prédio são armazenados tanques de óleo diesel, em desacordo com exigências legais, para abastecer geradores em caso de queda na energia elétrica. Diante do risco apresentado à segurança dos trabalhadores, o Sindicato impetrou ação pleiteando o pagamento de adicional de periculosidade (30% do salário). Entretanto, em primeira instância, mesmo apresentados laudos e realizada perícia judicial comprovando a periculosidade, o pedido foi indeferido. Após o Sindicato recorrer ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT), a decisão foi revertida em favor dos bancários no último dia 10. Ainda cabe recurso pelo banco.

“O armazenamento de combustíveis nos locais de trabalho oferece risco à segurança dos trabalhadores. Portanto, a decisão do TRT foi uma importante vitória, mesmo ainda existindo a possibilidade de recurso pelo banco. O Bradesco, por ter incorporado o HSBC, se mantida a decisão do TRT, terá de pagar o devido adicional de periculosidade aos bancários. É inadmissível que se coloque o funcionamento ininterrupto de um local de trabalho acima da segurança dos funcionários”, destaca o dirigente sindical Luciano Ramos.

“Vitórias como essa denotam a importância da união entre bancários e Sindicato. É a contribuição dos associados que viabiliza toda a estrutura para a conquista de direitos, seja por meio da mobilização da categoria ou pela via judicial. Portanto, é de suma importância que os bancários se sindicalizem”, acrescenta.

Fonte: Sindicato dos Bancários de SP