28 de Outubro de 2019 às 10:00

Sindicato realiza primeiro encontro de bancários em Bonito

Atuação sindical

Pela primeira vez, um debate sobre a conjuntura do país foi realizado entre os diretores do SEEBCG-MS e os bancários de Bonito. Anteriormente, os encontros aconteciam em Jardim e reunia os trabalhadores de Guia Lopes, Nioaque, Bonito e Jardim. A reunião foi na noite de sexta-feira, dia 25 de outubro, quando os bancários tiveram a oportunidade de se apresentar, já que apesar de poucas agências na cidade, nem todos se conheciam. O evento também foi para celebrar o Dia do Bancário.

Os dirigentes sindicais têm visitado as cidades que fazem parte da base do sindicato para estreitar o relacionamento com a categoria, além de levar informações sobre os ataques aos direitos dos trabalhadores e a importância de se manter a unidade dos bancários.

A categoria é a única com uma Convenção Coletiva de Trabalho válida para todos os bancários do país, conquista graças a organização dos trabalhadores bancários junto com as entidades sindicais. Segundo a presidente do sindicato, Neide Rodrigues, na assinatura da última convenção, foi possível manter todos os direitos conquistados e aumento salarial com ganho real, o que não foi possível para a maioria das categorias.

“Nossa convenção vence em 2020 e já sabemos que vamos enfrentar uma dura negociação com os bancos, que querem suprimir direitos. Para fazer frente a essa negociação, precisamos que os bancários se unam com o sindicato, quem ainda não é sindicalizado, se filie. A luta só se mantém se tivermos filiados. Com a reforma trabalhista, as entidades sindicais perderam recursos, muitas estão fechando as portas por falta de verba para se manter, por isso precisamos da filiação aos sindicatos. Estamos enfrentando um novo momento e precisamos, mais do que nunca, da parceria de vocês”, ressaltou.

A presidente ainda comentou que os sindicalizados têm diversos benefícios no sindicato, como a assessoria jurídica, o hotel de trânsito sem custo, acesso ao clube de campo, que atualmente foi reformado, além de dezenas de parcerias e convênios, com descontos e vantagens.

“Recentemente, através de uma parceria entre a Contraf e o Instituto Fenae, os bancários filiados ao SEEBCG-MS têm à disposição nove cursos on-line, é totalmente gratuito. São cursos de qualificação, como CPA 10 e 20”, destacou.

Neide ainda informou que nesta semana, nos dias 29 e 30 de outubro, trabalhadores de todo o país estarão em Brasília em defesa das empresas públicas, como a Caixa e o Banco do Brasil. “Precisamos neste momento nos voltarmos para esta luta, não podemos permitir a privatização do BB e da Caixa”.

Além da presidente do sindicato, Neide Rodrigues, esta visita contou com a participação dos diretores: Rubens Jorge Alencar, secretário geral (bancário do Banco do Brasil), José dos Santos Brito, secretário de Finanças (bancário do Bradesco), Luciana Rodrigues, secretária de Administração e Patrimônio (do Banco do Brasil), Everton José Gaeta Espindola,  secretário de Relações Sindicais e Saúde (da Caixa), Orlando de Almeida Filho, secretário de Assuntos Jurídicos (do Banco do Brasil), Valdecy Martins de Souza, diretor zonal do sindicato na região de Jardim (da Caixa), Larissa Oliveira da Silva, suplente da diretoria zonal (do Banco do Brasil), e Carlos Adriano Rolon, suplente da diretoria executiva (do Bradesco).

Os diretores do SEEBCG-MS já estiveram nas cidades de Aquidauana, Anastácio, Miranda, Jardim, Nioaque e Guia Lopes e ainda irão visitar, no mês de novembro, os bancários da região Norte do Estado. O sindicato é composto por bancários de Campo Grande e outros 27 municípios do interior.

Por: Assessoria de Comunicação do SEEBCG-MS