13 de Agosto de 2013 às 10:19

Agência Bradesco de Campo Grande é assaltada e funcionário foi agredido por bandidos

FALTA DE SEGURANÇA

Ontem (12), volta das 9h, a agência do banco Bradesco, localizado no cruzamento das ruas Cândido Mariano com a 13 de Maio, foi assaltada. O valor levado não foi informado.

O funcionário foi agredido a chutes e socos durante assalto.  De acordo com o delegado Alberto Vieira Rossi, o funcionário estava na parte de trás do setor do auto-atendimento abastecendo os caixas, quando foi rendido por dois homens armados. Ele foi agredido pela dupla, que saiu levando o dinheiro do caixa eletrônico. As informações que chegou a polícia é de que os bandidos fugiram em um veículo VW Gol branco.

Em nossa Campanha Nacional, a Contraf-Cut está lutando para proteger a vida das pessoas. Na primeira rodada de negociação, que aconteceu nos dias 08 e 09 de agosto, em São Paulo, a Contraf-CUT cobrou prevenção contra assaltos e sequestros, bem como a melhoria da assistência às vítimas. Os bancos, no entanto, negaram o atendimento das reivindicações por mais segurança, mostrando que a gestão do lucro está acima da preservação da vida. Os bancos recusaram a proposta do fim da guarda das chaves pelos bancários, alegando que não é a causa dos sequestros e assaltos.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Azamar Torres, disse que "o episódio só comprova a falta de investimento em segurança nas agências bancarias. A informação que chegou ao sindicato foi que a dupla levou 5 gavetas de um caixa eletrônico. O local onde o funcionário estava no momento em que foi rendido na parte interna atrás dos caixas eletrônicos".

Iaci ainda acrescentou que "um fator que prejudica as investigações é o fato do Bradesco não possuir circuito interno de câmeras".

Além da prevenção, o Comando defendeu estabilidade no emprego e maior assistência para vítimas de assaltos, sequestros e extorsões. Foi proposta a emissão da CAT, a liberação dos funcionários do trabalho e o fechamento das agências e postos no dia da ocorrência, o custeio de remédios e segurança individual no reconhecimento de suspeitos na delegacia de polícia, dentre outras demandas.

Para a diretora de Imprensa do SEEB-CGMS, Neide Maria Rodrigues ( funcionária do Bradesco), “a segurança é primordial. Os banqueiros só querem lucro. O banco Bradesco é o que menos se preocupa com a segurança de seus funcionários e de seus clientes, facilitando para os bandidos. Nossa luta na questão de segurança não é de agora. Vamos acompanhar se o banco Bradesco emitirá o CAT para o funcionário e também  no atendimento dos funcionários que estavam presentes na hora do assalto para que não cause problemas psicológicos futuros”.

Benício Pereira Faustino, diretor do SEEB-CGMS disse que “desde que a Lei Municipal n. 4.819, de 22 de março de 2010, dos vereadores Herculano e Carlão foi regulamentada não existe uma fiscalização efetiva por parte da SEMADUR (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano) que faça cumprir a Lei que instituiu a obrigatoriedade das instalações de biombos, tapumes ou estruturas similares nas agências bancárias e postos de atendimentos em Campo Grande, que garante a privacidade dos clientes durante as operações financeiras.”

Pesquisa

Nova pesquisa nacional realizada no primeiro semestre de 2013, revela que 30 pessoas foram assassinadas em assaltos envolvendo bancos no primeiro semestre de 2013. O levantamento foi feito pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV), com base em notícias da imprensa e apoio técnico do Dieese.

A pesquisa comprova a escassez de investimentos dos bancos na melhoria da segurança. Segundo dados do Dieese, os seis maiores bancos (Itaú, BB, Bradesco, Caixa, Santander e HSBC) obtiveram lucros de R$ 51,4 bilhões em 2012. Já as despesas com segurança e vigilância somaram R$ 3,1 bilhões no mesmo período, o que significa 6,1%, em média, na comparação com os lucros.