29 de Maio de 2013 às 07:39

Caref: SEEB-CGMS apoia Rafael Matos

ELEIÇÃO

Presidenta do SEEB-CGMS, Iaci Azamor e o candidato do Caref Rafael Matos

Acontece entre os dias 3 e 7 de julho a eleição direta de representante dos trabalhadores no Conselho de Administração das empresas públicas que é uma das maiores conquistas da CUT e do movimento sindical. No Banco do Brasil, o processo eleitoral para o Caref já teve início e o Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região está apoiando a candidatura do ex-dirigente Rafael Matos, que está há 13 anos na instituição financeira.

A votação será feita pelo número de matrícula funcional do candidato. A de Rafael Matos (à direita na foto) é F8369846.

Eleição é vitória dos trabalhadores

Os trabalhadores do BB já tiveram um representante no Conselho de Administração no período entre 1993 e 2001, conhecido como Garef (Gabinete do Representante dos Funcionários). A representação foi extinta pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. Em 19 de dezembro de 2012, foi conquistado após intensa luta da CUT e sindicatos filiados, inclusive o de Brasília, a alteração da composição do Conselho de Administração do BB de forma a permitir a eleição de um representante do funcionalismo para a mais importante instância decisória da instituição financeira federal.

Conselho

O Conselho de Administração do BB é composto por oito integrantes: além do eleito pelos funcionários, serão mais quatro indicados pelo governo federal, o presidente do banco, dois representando os acionistas minoritários – hoje indicados pela Previ (Caixa de Previdência). Tem como função definir políticas e centralizar decisões estratégicas sobre negócios, crédito, orçamento, investimentos dentre outras questões.

A lei define que o representante dos trabalhadores não pode participar de reuniões que deliberem sobre salários e benefícios dos funcionários. O movimento sindical se mobiliza para derrubar esse impedimento.

O candidato

Rafael Matos é graduado em História pela USP e é especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também fez MBA em Gestão de Pessoas pela FGV-RJ, MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP e em Gestão de Previdência Complementar pelo Instituto Ideias em parceria com a Universidade Federal Fluminense.

Participou do movimento estudantil e foi diretor do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região por dois mandatos.