31 de Maio de 2013 às 07:12

Fetec-CUT/CN realiza 1º Encontro Regional do Santander

ENCONTRO

Fetec-CUT/CN

(Cuiabá-MT) - Dirigentes Sindicais da Região Centro Norte do país participaram nesta quarta-feira(29), em Cuiabá-MT, do 1º Encontro Regional dos Bancários do Santander realizado pela Fetec-CUT/CN.

O encontro foi aberto com um Balanço Financeiro do Banco Santander realizado pelo funcionário do banco e secretário de Imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr.

Segundo Ademir, o Santander lucrou R$ 6,3 bilhões em 2012, e esse resultado significou 26% do lucro mundial do Santander. Somente no primeiro trimestre de 2013, o banco já lucrou 1,5 bilhão no Brasil e, apesar desse lucro, houve o fechamento de 1.569 postos de trabalho e a abertura de apenas 45 agências nos últimos 12 meses.

“O banco vem implementando uma política de aumento do lucro e de redução de despesas, o que tem resultado no aumento de demissões e na redução de folha de pagamento. Essa política precariza o trabalho, prejudica a saúde e as condições de trabalho dos funcionários do banco”, denunciou Ademir Wiederkehr, que também criticou os elevados bônus pagos aos executivos e o aumento, sem justificativa, nas provisões para despesas com devedores duvidosos (PDD), que reduz a distribuição dos dividendos e o pagamento da PLR aos bancários, uma vez que impacta no lucro anual do banco. (Saiba mais acessando aqui)

Segundo a Coordenadora Regional da COE/Santander pela Fetec-CUT/CN, Leonice Maria Pereira, quatro eixos principais nortearam os debates: Emprego, Saúde, Condições de Trabalho e Remuneração.

Os dirigentes apresentaram também relatórios sobre os problemas e desafios enfrentados em suas bases de atuação sindical, destacando de modo geral o descaso do banco com o emprego e a pressão através de metas abusivas para a venda de produtos, que resultam em piora nas condições de trabalho e geram estresse, assédio moral e adoecimento dos funcionários.

O diretor do Seeb/Brasília e funcionário do Santander, José Anilton, apresentou dados, levantados pelo sindicato, que confirmam a política de precarização implementada pelo Banco Santander. Segundo Anilton, de janeiro a abril de 2013, os dados contabilizam 50 demissões e mais de 70 afastamentos de trabalhadores das atividades por problemas de saúde no Distrito Federal.

O Encontro Regional é preparatório para o Encontro Nacional dos Dirigentes Sindicais do Santander convocado pela CONTRAF-CUT que acontecerá nos dias 04 e 05 de junho de 2013, em São Paulo/SP.

Além dos dirigentes do Santander, participaram também do Encontro Regional os diretores da Fetec-CUT/CN Sonia Rocha (Formação Sindical), Marly Ferreira (Secretária Geral), Cleonice Rigoti (Diretora) e Jair Gomes (Imprensa e Divulgação) e o Vereador por Cuiabá pelo Partido dos Trabalhadores (PT/MT), Arilson da Silva.

Fonte: Fetec-CUT/CN – Da Redação