19 de Agosto de 2013 às 08:32

SEEB-CGMS participa do 4º Encontro do Comitê de Credenciamento da Rede Credenciada do Saúde CAIXA

SAÚDE CAIXA

O diretor do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Cícero Roberto dos Santos, Berto Carlos Ribeiro (GIPES/GO), Edson Cláudio Rigoni (Sindicato dos Bancários de Dourados/MS), Renata Neves Campos Maia (GIPES/GO), Tereza Olímpia Almeida Aurione (FENAE -GIRET/GO) participaram no dia 02 de agosto do 4º Encontro do Comitê de Credenciamento da Rede Credenciada do Saúde CAIXA, em Goiânia.

O Coordenador de Filial, Berto Carlos Ribeiro fez a abertura oficial da reunião elencando os objetivos e propósitos do Comitê da Rede Credenciada e apresentando os trabalhos ao novo membro indicado, Edson Cláudio Rigoni e também abordou os assuntos da última região a fim de contextualizar o novo participante sobre as ações e providências de melhoria da Rede Credenciada.

Durante o encontro foram abordados vários assuntos, entre eles: acompanhamento do dimensionamento da rede credenciada; sugestão de credenciamento e descredenciamento de profissionais e entidades prestadoras de serviços; acompanhamento de credenciamento e descredenciamento, nos casos em que houver questionamento dos beneficiários;  sugestões e reclamações dos beneficiários sobre a rede credenciada do Saúde CAIXA e propostas de melhorias para a rede credenciada do Saúde CAIXA.

Berto Carlos questionou à representante da FENAE, Tereza Olímpia sobre os pontos críticos apresentados pelos empregados de Goiás e foi informado que salvo uma ou outra especialidade não há reclamações graves por parte dos usuários. Em geral, os conveniados de Goiás estão atendendo bem as demandas, considerando que temos uma rede credenciada bem diversificada com ampla cobertura no Estado.

Berto também ressaltou o empenho do Saúde CAIXA para ampliação de parceria com profissionais de saúde de todas as regiões de abrangência da GIPES/GO e citou que houve pedido de readequação da equipe à Gerência de Filial, para atendimento aos beneficiários do plano, levando em consideração o alto volume de atendimentos. Também abordou a necessidade de aprimoramento dos processos que envolvem, dentre outros, questões de tecnologia.

Em função das dificuldades de credenciamento de profissionais e instituições de saúde, principalmente nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a GIPES/GO se comprometeu a reunir-se no mês de agosto, com o diretor do SEEB-CGMS Cícero Roberto dos Santos e com as entidades sindicais dos médicos naquelas regiões, para tratar de negociações individuais. A UNIDAS Regional será visitada pela CAIXA e será comunicado como serão conduzidas as parcerias.

Também ficou definida uma reunião com a UNIMED de Dourados, na cidade de Campo Grande para tratar de decisão em caráter definitivo sobre a possibilidade de finalização da parceria, vez que não houve acatamento contratual conforme as regras estabelecidas pela CAIXA por parte daquela instituição. A negociação dos aspectos financeiros e operacionais do contrato ocorreu de forma favorável, porém, houve solicitação de inclusão de cláusulas pela UNIMED que responsabilizam a CAIXA por situações que não nos competem. Sendo assim, não há autorização da área gestora para darmos continuidade à parceria nessas condições. Todos os esforços serão mantidos para conclusão do credenciamento, mas caso não seja possível, a GIPES necessitará da parceria estreita com empregados da região para indicarem novos profissionais e instituições de saúde que tenham interesse em se conveniar.

Com relação à UNIMED Corumbá, a GIPES informou que recebeu pedido de alterações no contrato no dia 31 de julho e está analisando a possibilidade de atendimento dessas cláusulas, do ponto de vista operacional e legal e irá até aquela cooperativa para finalizar os procedimentos necessários ainda no mês de agosto de 2013.

O diretor do SEEB-CGMS, Cícero Roberto solicitou que a Representação da Gestão de Pessoas de Campo Grande posicione as situações de credenciamento ao Sindicato e dê um retorno das visitas realizadas para prospecção de novos parceiros. Ainda pediu que, sempre que houver previsão de visita nas regiões, que haja contato prévio com os gestores das agências para que auxiliem nos trabalhos.