30 de Junho de 2013 às 08:21

3º EEBAN-MS é realizado em Dourados

ENCONTRO

Aconteceu dia 29 de junho, no Centro Educacional Social Marista, em Dourados-MS, o 3º EEBAN-MS (Encontro Estadual dos Bancários de MS), onde trabalhos foram coordenados diretor do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Benício Pereira Faustino e o diretor do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região, Raul Verão.

A mesa foi composta pela presidenta do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Iaci Azamor Torres; pelo presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados-MS e Região, Janes Estigarrabia; representando a Fetec-CUT-Centro Norte e diretor do SEEB-Dourados-MS, Valter Gordina e o secretário formação Contraf-CUT, Wilian Mendes.

Durante todo o evento foram discutidos vários temas que serão reivindicados pela categoria e que serão encaminhadas à Conferência Nacional dos Bancários que acontecerá nos dias 19, 20 e 21 de julho em São Paulo.

Sobre estratégias para a Campanha Salarial/2013, de forma unânime, os delegados e delegadas votaram que a negociação deve ser unificada, com mesas concomitantes. A plenária ainda aprovou o nome dos delegados para participar na Conferência Nacional. Do SEEB-CGMS participarão: a presidenta Iaci Azamor Torres, os diretores Benício Pereira Faustino, Cícero Roberto dos Santos, Valdecyr Pereira Rios, Valdemir da Silva Cardoso e Edvaldo Franco Barros.

A plenária foi dividida em quatro eixos deliberativos:

*** EMPREGO

A questão mais lembrada foi a necessidade de fortalecer a luta contra o PL 4330, que regulamenta as terceirizações. A plenária indicou a construção da mobilização estadual, e a importância de se somar aos atos nacionais.

*** RESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA e SISTEMA FINANCEIRO

Várias propostas foram apresentadas e uma delas é cobrar a definição de uma data para a realização da Conferencia Nacional do Sistema Financeiro e tentar barrar as Normas do Bacen que prejudicam os serviços bancários; outro ponto em questão foi o da implementação de tecnologia que permite efetivação de pagamentos via celular e o combate à MP 615; a questão dos correspondentes bancários; entre outros. Em “remuneração”, a principal discussão foi sobre o índice a ser exigido na Campanha Salarial 2013. A proposta aprovada foi a de 12%.

*** CONDIÇÕES DE TRABALHO

Neste tema foram discutidas as “condições de trabalho”, discutiu-se a saúde do trabalhador, e a segurança bancária com propostas que visem coibir o aumento o número por licença-saúde.