28 de Outubro de 2013 às 08:45

MB com a Presidenta esclarece dúvidas sobre PLR

MOMENTO BANCÁRIO

Programa de webtv, segunda 28, às 20h, fala sobre antecipação da PLR que já começou a ser creditada. Mande dúvidas e comentários pelo [email protected]

Os direitos conquistados na Campanha Nacional 2013 já começam a fazer diferença na vida dos bancários. Entre o fim de outubro e o começo de novembro estão sendo distribuídos entre os bancários cerca de R$ 2,865 bilhões a título de antecipação da primeira parcela da PLR, segundo estimativa do Dieese.

Desse montante, cabe a cada bancário receber 54% do salário mais R$ 1.016,40, com teto de R$ 5.452,49 ou ao teto de 12,8% do lucro líquido do banco, o que acontecer primeiro, além da antecipação de até R$ 1.694,00 da parcela adicional que corresponde a 2,2% do lucro líquido do 1º semestre dos bancos. Em março do ano que vem, após publicação dos balanços dos bancos, os trabalhadores receberão a segunda parcela da PLR.

Com o objetivo de responder possíveis dúvidas dos bancários sobre o pagamento da PLR e programas próprios, o Momento Bancário com a Presidenta, programa ao vivo de webtv do Sindicato, vai ao ar na segunda-feira 28, às 20h, pelo site. Além da presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira, participará Catia Uehara, economista da subseção do Dieese na entidade, que também estará à disposição dos internautas para possíveis esclarecimentos.

PLR sem IR – Outro ponto que tem gerado dúvida na categoria refere-se a outra conquista da classe trabalhadora: a PLR sem desconto de imposto de renda para valores de até R$ 6 mil.

Campanha 2013 – Após 23 dias de greve, os bancários conquistaram aumento real nos salários e pisos, maior participação nos lucros e resultados, além de novas cláusulas como vale-cultura, proibição de cobrança de metas via torpedo e por celular, além de um dia de folga a título de abono assiduidade. A renovação do acordo foi assinada no dia 18 de outubro.

Maior distribuição de lucro – Outra conquista deste ano é aumento da PLR adicional: 2,2% de distribuição do lucro líquido linearmente entre os trabalhadores. Até o ano passado, os bancos distribuíam 2% do lucro. Além disso, o teto da distribuição da parcela adicional teve reajuste de 10%, passando para R$ 3.388.

A regra básica da PLR continua a mesma, mas com aumento de 10% na parte fixa (aumento real de 3,71%). Fica assim a distribuição: 90% do salário mais R$ 1.694. Caso o montante não atinja 5% do lucro líquido do banco, os valores serão majorados até atingir 2,2 salários ou até os 5% do lucro, o que ocorrer primeiro.