31 de Julho de 2013 às 10:01

SEEB-CGMS lança Campanha Nacional Unificada

CAMPANHA NACIONAL 2013

Andréia Cercarioli

O Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, lançaram terça-feira (30 de julho) a Campanha Nacional Unificada. A minuta de reivindicação da categoria foi entregue (30 de julho) aos Banqueiros (Fenaban). Os itens da pauta de reivindicações da Campanha 2013 foram aprovados pela 15ª Conferência Nacional dos Bancários realizada de 19 a 21 de julho.

Diretores do SEEB-CGMS lançaram a campanha em frente ao Banco Itaú, da Rua Cândido Mariano (entre a Rua 13 de Maio e Rua Rui Barbosa), com um grupo teatral e carro de som, e percorreram as agências bancárias do Centro,  entregando esta Carta Aberta aos clientes e aos bancários, pedindo a colaboração da população, pois nossa luta não é apenas por aumento salarial, também é por – filas e + bancários, + créditos e – tarifas, + segurança e atendimento sem discriminação.

Em um dos cartazes, há uma frase que critica os investimentos que os bancos já vêm fazendo visando ao Mundial de 2014 no Brasil, principalmente em propaganda. “Banqueiro, me chama de Copa e investe em mim!”, pedem os bancários.

Entre os itens da pauta de reivindicação estão elevação do piso mínimo para R$ 2.860,21, calculados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Atualmente o salário inicial dos profissionais do setor é de R$ 1.600 nos bancos privados e de R$ 1.800 nos estatais (Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal).

De acordo com a diretora de Imprensa e Comunicação do SEEB-CGMS, Neide Maria Rodrigues, “entre as reivindicações da categoria constam aumento salarial de 11,93%, contratação de trabalhadores afrodescendentes, plano de cargos e carreiras, igualdade de oportunidades, fim das demissões em massa e do Projeto de Lei 4330, que regulamenta a terceirização no Brasil E a campanha deve torna-se mais intensa a partir da quinta rodada de negociação com os banqueiros”.

A primeira rodada de negociações já está marcada para o dia 8 de agosto, sobre o bloco condições de trabalho, que envolve saúde do trabalhador, metas abusivas, assédio moral e segurança bancária.

Na sequência da reunião com a Fenaban, o Comando Nacional também entregou nesta terça-feira as pautas de reivindicações específicas às direções do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A primeira rodada de negociações com o BB foi marcada para 14 de agosto, às 13h, em Brasília, também sobre o tema saúde e condições de trabalho. Com a Caixa, o calendário de negociações será definido nos próximos dias.