11 de Outubro de 2007 às 16:27

Assinada nova Convenção Coletiva dos Bancários

Foi assinado na tarde desta quinta-feira (11 de outubro) a primeira Convenção Coletiva de Trabalho nos últimos quatro anos entre bancários e a Federação Nacional dos Bancos, resultado da Campanha Salarial 2007 da categoria bancária. O acordo foi firmado com representantes dos bancos privados e do Banco do Brasil – neste caso, incluindo as questões específicas dos trabalhadores do BB.

O resultado final da campanha salarial nesses bancos veio sem a necessidade de greve geral da categoria, o que chegou a ser mobilizado. Os banqueiros, pressionados pela união e capacidade de mobilização da categoria, cederam “em cima da hora”, emitindo uma nova proposta que agradou aos trabalhadores.

Apenas a Caixa Econômica Federal paralisou as atividades, diante da resistência do banco em ceder às reivindicações específicas. Uma nova proposta, após sete dias de movimento, colocou fim à greve na CEF. O acordo na Caixa será assinado nos próximos dias.

“Os bancários atenderam ao chamado do Sindicato, uma vez que deixamos claro ser necessária a mobilização para atingirmos os objetivos de aumento real e melhorias em outros benefícios”, salientou o presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande/MS e Região, José Aparecido Clementino Pereira, que também integra o Comando Nacional.

A campanha de 2007 adotou um novo modelo de negociação, onde foram promovidas quatro reuniões temáticas – em substituição às rodadas únicas de anos anteriores. Ao longo de um mês e meio, foram promovidos 12 encontros, que culminaram no acordo assinado nesta tarde.

Os resultados da campanha foram o aumento real, ampliação do adicional à PLR e conquista da 13ª Cesta Alimentação. O acordo é valido para todos os 420 mil bancários do País. “Vale lembrar que esse acordo é resultado não apenas da negociação direta com os banqueiros, mas também da aprovação em assembléias da categoria, que a todo o momento teve o direito de opinar e se manifestar”, sustentou Clementino.

Principais conquistas da Convenção Coletiva

Reajuste de salários e benefícios
6% (inflação de 4,82%)

13ª cesta-alimentação
R$ 252,36 (incorporada a partir de agora na Convenção Coletiva)

Participação nos Lucros e Resultados
80% do salário, mais valor fixo de R$ 878 (teto de R$ 5.826)
Caso o valor distribuído com a PLR não atinja 5% do lucro líquido, os bancos devem aumentar o limite até chegar a dois salários ou o teto de R$ 11.652.

Parcela adicional de 8% da variação do lucro líquido de 2006 para 2007 dividido pelo número de empregados (teto de R$ 1.800). Quando a variação do lucro líquido de 2007 para 2006 for maior que 15%, os bancos pagarão no mínimo R$ 1.200.

Secretaria de Imprensa e Comunicação