2 de Outubro de 2007 às 21:34

Bancários da Caixa entram em greve; BB e bancos privados aceitam proposta

Em assembléia realizada no início da noite desta terça-feira (2 de outubro), bancários de Campo Grande e Região deliberaram sobre a contraproposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos, no que se refere à Campanha Salarial deste ano. Trabalhadores dos bancos privados e do Banco do Brasil aceitaram o índice de reajuste sugerido pela Fenaban; porém, os servidores da Caixa Econômica Federal não concordaram com o que foi proposto pela instituição, e anunciaram greve geral a partir desta quarta-feira (3).

Segundo informações do presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, José Aparecido Clementino Pereira, os trabalhadores da CEF até aceitaram os índices propostos de aumento salarial, “mas as negociações travaram nas discussões sobre benefícios sociais, levando a maioria dos bancários da Caixa a optar pela greve por tempo indeterminado”.

Clementino Pereira ressaltou que as atividades voltadas para o movimento na CEF terão início já nesta quarta-feira. A partir das 6h30, dirigentes sindicais e trabalhadores deverão se concentrar no Centro de Negócios da Caixa em Campo Grande – na avenida Mato Grosso, em frente ao Novotel, na entrada do Parque dos Poderes. “Mas já nesta noite iremos colocar os cartazes nos bancos alertando a população sobre a greve”, ressaltou o sindicalista.

Quanto aos demais bancos, o presidente do Sindicato informou que a proposta da Fenaban foi aprovada “por grande maioria e em todo o País. Com isso, os bancos privados e o Banco do Brasil não serão atingidos pela greve”.

Proposta – O reajuste aprovado pela categoria será de 6% (aumento real de 1,13%) para salários e demais verbas, como Vale Refeição, Cesta Alimentação e Auxílio Creche. Além disso, a Convenção Coletiva dos Bancários terá inclusa a 13ª Cesta Alimentação, no valor de R$ 252,36, paga na folha de novembro.

A Participação nos Lucros e Resultados será de 80% do salário mais um valor fixo de R$ 878 (podendo chegar a dois salários nos bancos que não atingirem 5% do lucro na distribuição, com teto de R$ 11.652), bem como um adicional de 20%, referente ao crescimento do lucro dos bancos no primeiro semestre deste ano, com valor de R$ 1,2 mil a R$ 1,8 mil. Metade desse valor deverá ser creditado dez dias após a assinatura do acordo.

Secretaria de Comunicação e Imprensa