27 de Setembro de 2007 às 21:19

Bancários da Capital e Região param por 24 horas nesta sexta-feira

Em assembléia no Sindicato, Bancários de Campo Grande/MS decidem parar por 24h nesta sexta-feira

Por ampla maioria, os bancários de Campo Grande e Região que participaram da assembléia geral extraordinária realizada na noite desta quinta-feira (27 de setembro) decidiram pela adesão ao movimento nacional que prevê a paralisação, por 24 horas, de agencias bancárias por todo o País. Na Capital e cidades da base, a categoria deverá suspender o atendimento prestado nos bancos, conforme informou o presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região, José Aparecido Clementino Pereira.

“Na assembléia, rejeitamos a contraproposta da Federação Nacional dos Bancos para nossas reivindicações, e deliberamos pela paralisação por 24 horas”, ressaltou Clementino. Segundo ele, os bancários irão se concentrar nesta sexta-feira (28) no calçadão da rua Barão do Rio Branco, em frente à agência do Itaú. “Dali, iremos seguir para as outras agências, para realizar nossa manifestação”, prosseguiu o sindicalista.

A assembléia contou com a participação de 157 bancários. Destes, 141 votaram a favor da paralisação, enquanto 13 se manifestaram contrários ao protesto e outros três se abstiveram. Enquanto ocorrerem os protestos pelo País, integrantes do Comando Nacional de Negociação dos Bancários se reunirão com representantes da Fenaban, quando deverá ser apresentada uma nova proposta por parte das instituições bancárias.

Essa contraproposta deverá ser discutida em uma nova assembléia, já prevista para o dia 2 de outubro (terça-feira). “Caso não seja apresentada uma nova proposta, ou os bancos não atendam as nossas expectativas, votaremos o indicativo de greve por tempo indeterminado”, explicou Clementino.

Os bancários pedem reajuste de 10,3% (incluindo reposição inflacionária e aumento real), melhorias na Participação nos Lucros e Resultados, concessão de 13ª Cesta-Alimentação, 14º Salário, Auxílio Educação e melhoria em benefícios já existentes, bem como o fim do assédio moral, garantia de emprego e outras benesses.

A Fenaban concordou, em um primeiro momento, em incluir a 13ª Cesta Alimentação na Convenção Coletiva dos Bancários. No entanto, o índice de reajuste oferecido pelos bancos é de 4,82% - válido também para a PLR e outras verbas de natureza salarial – considerado baixo pela categoria.

Secretaria de Comunicação e Imprensa