1 de Outubro de 2007 às 09:56

Bancários podem entrar em greve a partir desta semana

Bancários de todo o Brasil deverão participar nesta terça-feira (2 de outubro) das assembléias gerais convocadas pelos sindicatos que integram o Comando Nacional da categoria. Na pauta, estará em votação a proposta de se realizar uma greve geral dos trabalhadores, em resposta à falta de uma proposta aceitável por parte dos banqueiros na Campanha Salarial 2007.

Depois de dez rodadas de negociação, a Federação Nacional dos Bancos ofereceu uma mudança no índice anteriormente sugerido: de 4,82% para 5,2%, sem melhorias nas outras verbas salariais, na PLR e demais questões referentes à pauta dos bancários.

“A contraproposta dos banqueiros não contemplam nossas reivindicações. Por isso, a greve por tempo indeterminado não está descartada. Precisamos construir um movimento forte, para arrancarmos uma proposta melhor da Fenaban”, afirmou José Aparecido Clementino Pereira, presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campo Grande/MS e Região e integrante do Comando Nacional.

A intenção do Comando Nacional é pressionar os banqueiros para obter uma proposta satisfatória, o que é considerado possível diante dos lucros anunciados pelos bancos, que vêm crescendo anualmente. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, Itaú e Bradesco anunciaram faturamento superior a R$ 4 bilhões – um recorde no sistema financeiro brasileiro.

“Mesmo diante dos bons resultados, os banqueiros parecem brincar com a categoria. As propostas são conhecidas desde agosto, e por várias vezes os patrões foram à mesa de negociação sem levar nenhuma resposta. Agora é a nossa vez de dar uma resposta”, complementou Clementino.

Secretaria de Comunicação e Imprensa