9 de Outubro de 2007 às 10:58

Urgente: Caixa faz nova proposta a bancários

Em reunião que terminou apenas às 2h30 desta terça-feira (9 de outubro), a direção da Caixa Econômica Federal em Brasília apresentou ao Comando Nacional dos Bancários uma nova proposta de reajuste salarial, acompanhando a pauta que foi aceita pela Federação Nacional dos Bancos quanto aos índices – isto é, 6% de aumento nos salários e pagamento da 13ª Cesta-Alimentação, entre outros itens.

Sobre as negociações específicas, a CEF também apresentou nova proposta, prevendo uma Participação nos Lucros e Resultados Anual de R$ 4,1 mil para empregados sem cargos de comissão, e de R$ 4.362,84 para os comissionados. A primeira parcela, equivalente a 60% do total, seria paga dez dias após a assinatura do acordo, e a segunda parte em março de 2008 – com a possibilidade de um acréscimo de R$ 600, caso a variação do lucro da CEF seja superior a 15% neste ano, em relação a 2006.

A direção do banco também admitiu não descontar os dias parados na greve até 9 de outubro, e solicitar o cancelamento da audiência de conciliação agendada para as 14h de hoje no Tribunal Superior do Trabalho.

Isonomia – A Caixa Econômica Federal também aceitou discutir a isonomia no Plano de Cargos e Salários, com unificação das tabelas: a referência 101 da tabela do PCS pós-1998, corrigida pelos 6% de aumento, seria o piso da nova tabela; e o teto seria o valor de referência 95 pré-1998, com o índice de reajuste, correção da curva relativa aos R$ 30 pagos na campanha de 2004 e um terço relativo às vantagens pessoais.

As negociações do PCS seriam iniciadas 30 dias após a assinatura do aditivo à Convenção Coletiva, com finalização da proposta até 30 de abril do próximo ano e implantação até 1º de julho de 2008. A aplicação da nova tabela ocorreria por adesão e aproximação, sendo garantido que os salários não serão reduzidos. Já as formas de progressão e merecimento também terão critérios negociados até 30 de abril.

Compromissos – A proposta da CEF também inclui compromisso de parcelar o adiantamento de férias em dez vezes, aplicar a menor taxa de juro existente para empréstimos em consignação e garantir no texto do acordo o direito de permanência no Saúde Caixa ao empregado que se aposentou pela previdência oficial, em efetivo exercício do banco. A política de acesso à internet terá negociações abertas em até 30 dias após a assinatura do aditivo.

Existe ainda a intenção de se conceder 4,1 mil bolsas de incentivo para graduação no próximo ano, e de mais quatro mil bolsas para cursos de idiomas (inglês, espanhol e japonês), no valor de R$ 1,2 mil ao ano. A Caixa ainda se comprometeu a realizar o pagamento de tíquetes para os novos empregados no mês de contratação, pagar Auxílio-Creche a partir do primeiro mês do nascimento do filho, incluir aposentados do PMPP na Funcef, reabrir o saldamento do REG/Replan até 31 de dezembro deste ano e converter até 30 dias de licença-prêmio em Apip, em espécie.

A Caixa também garantiu que serão contratados mais três mil empregados até dezembro deste ano, com abertura de concurso público para formação de banco de candidatos – exceto no Rio de Janeiro e São Paulo, onde foram realizados concursos em 2006 e o prazo de convocação ainda está em vigor.

A discussão com a CEF teve início às 22h de segunda-feira (8). A proposta será analisada pelo Comando Nacional dos Bancários nesta manhã, em reunião que também definirá os critérios das assembléias em todo o País.

Secretaria de Imprensa e Comunicação, com informações da Contraf-CUT