CUT

24 de Maio de 2013 às 10:35

Presidente da Contraf-CUT e Secretária Nacional da CUT participam de assembleia da Fetec-CUT/CN

ASSEMBLEIA

(Brasília) - Dirigentes sindicais da base de atuação da Fetec-CUT/CN realizam nesta quinta(23) e sexta-feira(24) mais uma Assembleia Ordinária da Fetec-CUT/CN.

O Presidente da CONTRAF-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, abriu o primeiro dia de assembleia realizando uma análise de conjuntura e uma avaliação da Campanha Nacional 2012.

Cordeiro esclareceu também como funciona o Comando Nacional dos Bancários e o processo negocial. Destacou a importância da Consulta, coordenada pela Contraf-CUT. "A consulta é muito importante pra nós, como mecanismo destinado a ouvir os bancários da base, mas seu objetivo vai além disso, ela coloca também a campanha na rua", explicou.

O presidente da Contraf-CUT destacou que a Ousadia; Mobilização; Unidade e Esperança serão considerados fundamentos essenciais para o avanço em novas conquistas.

Terminada a exposição do presidente da Contraf-CUT, a coordenação dos trabalhos abriu espaço para perguntas e debates.

No período da tarde os dirigentes  debateram outros temas de interesse da categoria como: Conferência Nacional e Organização do Ramo Financeiro, Comunicação, Jurídico e Bancos Públicos, Igualdade de oportunidade, Genero e Raça e Terceirizações.

A Secretária Nacional de Comunicação da CUT, Rosane Bertotti falou sobre os desafios da Comunicação. Disse que os trabalhadores precisam contar a sua história, e que para isso, precisamos construir uma rede de comunicação. Elogiou a atuação do movimento bancário através da RBA - Rede Brasil Atual. "Vocês estão adiantado, e nós da CUT temos que aprender com vocês", elogiou. Conclamou os bancários a ingressarem na campanha para aprovação do Projeto de Lei de Iniciativa Popular das Comunicações lançado no dia 01 de maio de 2013. Acesse aqui

A diretora da Fetec-CUT/CN, Vera Paoloni,  sugeriu e foi aprovado, a realização na Região Centro Norte, de uma Oficina de Regional de Comunicação Sindical, destinada a secretários de comunicação e jornalistas dos sindicatos filiados.

O Secretário de Assuntos Jurídicos, Juliano Braga e o Advogado e Assessor Jurídico da Fetec-CUT/CN do Escritório Crivelli,  Paulo Roberto apresentaram um balanço das atividades jurídicas realizadas e prestaram esclarecimentos sobre ações jurídicas direcionadas a ações sindicais.

O diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília Wadson Boaventura, que representa a Fetec-CUT/CN na Comissão de Genero Raça Orientação Sexual - GROS, propôs a implementação do debate de Igualdade de Oportunidade em todas as bases dos sindicatos filiados a federação.

A Secretária de Formação Sindical da Fetec-CUT/CN, Sonia Rocha, discorreu sobre o 1º Encontro Regional de Mulheres Bancárias da do Centro Norte, realizado no dia 22 de maio. Leia mais Acessando aqui

A Secretária Geral da Fetec-CUT/CN, Marly Ferreira, destacou a importância de fazermos o debate sobre terceirização e chamou a atenção dos dirigentes para a formação de multiplicadores sobre esse tema. Em seguida foram escolhidos três dirigentes para participarem do curso que está sendo organizado pela Contraf-CUT para capacitação nesse tema. O prazo para sindicatos inscreverem dirigentes interessados nesse curso encerra-se dia 27 de maio. Saiba mais acessando aqui

Fonte: Fetec-CUT/CN - Da Redação