23 de Agosto de 2018 às 17:40

Bancos recuam e devolvem PLR às bancárias em licença-maternidade

Recuo

Desde o início da tarde de hoje, membros do Comando Nacional dos Bancários estão em negociação com a Fenaban. A pressão do Comando, na mesa de negociação, e da forte mobilização da categoria já surtiram os primeiros efeitos.

Os bancos recuaram na proposta que pretendia tirar das bancárias em licença-maternidade o direito a pagamento integral da PLR. Também está mantida a cláusula 5ª, que prevê o pagamento do salário substituto, e a cláusula 10ª, do adicional de insalubridade e periculosidade.

“Graças à forte mobilização da categoria, nesta semana, em todo país, inclusive em Campo Grande, tivemos alguns avanços nas negociações com os bancos. A Fenaban nos garantiu alguns direitos, no entanto, ainda são insuficientes. Precisamos garantir aumento no ganho real”, comentou o presidente do SEEBCG-MS, Edvaldo Barros, que é membro no Comando e está participando desta nona rodada de negociação.

As negociações com o Comando Nacional dos Bancários foram interrompidas no final da noite e prosseguem na manhã desta sexta-feira (24). A negociação desta sexta será centrada nas cláusulas econômicas e na redação de outras cláusulas sociais e referentes a saúde e condições de trabalho.

Depois da rodada com a Fenaban, serão retomadas as negociações específicas com o Banco do Brasil e com a Caixa Econômica Federal.

Questões centrais para os trabalhadores dos bancos públicos precisam ser resolvidas, como os altos valores cobrados pelo Saúde Caixa, a PLR Social, os ciclos avaliatórios no BB.

Fonte: Contraf-CUT