25 de Junho de 2013 às 09:21

2° Seminário de Comunicação da Fetems lançará no MS campanha “Por uma Lei de Mídia Democrática”

CAMPANHA

Para construir um país mais democrático e desenvolvido precisamos avançar na garantia ao direito à comunicação para todos e todas, por isso vários movimentos sociais brasileiros estão somando com o FNDC (Fórum Nacional de Democratização da Comunicação), em uma campanha nacional no intuito de lutar por uma Lei de Mídia Democrática, que amplie a liberdade de expressão, para termos mais diversidade e pluralidade nos meios de comunicação. A iniciativa visa recolher mais de um milhão de assinaturas em apoio a um Projeto de Lei de Iniciativa Popular.

Neste sentido a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) está realizando desde ontem (24) e continua hoje, terça-feira (25), o seu 2° Seminário de Comunicação, na sede da entidade, justamente com o tema: “Por uma Lei da Mídia Democrática”. Na ocasião fará o lançamento da campanha no estado e já repassará para os seus 72 SIMTED’s (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação) e sindicatos cutistas convidados o baixo-assinado em apoio à iniciativa do FNDC.

O 2° Seminário de Comunicação da FETEMS trará para Mato Grosso do Sul figuras como a blogueira Maria Frô (Conceição Oliveira), o editor do jornal Brasil de Fato, Nilton Viana e o assessor e editor do site da CUT Nacional, Leonardo Severo, que participa pela segunda vez da atividade.

De acordo com o secretário de comunicação da entidade, Ademir Cerri, o intuito é debate questões nacionais como a campanha por uma Lei da Mídia Democrática e integrar ainda mais a rede de comunicação sindical em MS. “Nosso intuito é somar em campanhas nacionais como a do FNDC, que juntamente com várias entidades de todo o país está lutando por uma nova lei de regulamentação para as comunicações, pois sem isso a comunicação produz o cenário que conhecemos bem no Brasil: concentração e ausência de pluralidade e diversidade. Além disso, temos o intuito de reforçar a organização da nossa rede de comunicação sindical em MS, tão necessária para contrapormos a nossa visão de sociedade e de disputa da hegemonia”, afirma.

Para o presidente da FETEMS, Roberto Magno Botareli Cesar, a comunicação é um tema central da Federação e atividades como estas são essenciais não só para a organização, quanto para inserir MS no debate nacional sobre o tema. “Estamos acompanhando as nossas entidades nacionais, a CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e a CUT (Central Única dos Trabalhadores em Educação), e sabemos que a comunicação na sua pluralidade tem sido um dos temas centrais de debate, por isso não podemos ficar fora disso e pela segunda vez vamos realizar o nosso Seminário, com a presença de figuras importantes nacionais, que com certeza contribuirão muito com a nossa luta pela democratização da comunicação e a organização de uma grande rede sindical de comunicadores em MS”, disse.

A atividade faz parte do Programa de Formação da FETEMS e está sendo realizada pelas secretárias de formação e comunicação da entidade. O evento está aberto para os 72 SIMTED's (Sindicatos Municipais dos Trabalhadores em Educação de MS) e para os sindicatos cutistas de Mato Grosso do Sul. CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI.

Mais informações podem ser obtidas pelo 067-3382-0036/067-9142-6522 ou pelo [email protected] (Ass. de Comunicação FETEMS).