25 de Novembro de 2013 às 07:42

Dirigentes sindicais debatem a Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e traçam metas

SAÚDE PÚBLICA

Sérgio Souza Júnior

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

Na manhã de quinta-feira 21, se reuniram na sede do SINTSSMS, Iaci Azamor e Helio Sandim, dirigentes do Sindicato dos Bancários, com Alexandre Júnior Costa e Ronaldo Souza Costa da direção do sindicato e também Francisco Givanildo do Centro de Defesa dos Direitos Humanos Marçal de Souza Tupã i, para discutir a participação dos trabalhadores no debate da saúde pública, do controle social e da organização do setor na CUT-MS.

Iaci Azamor, Presidenta do Sindicato Dos Bancários, comentou que a realização desta reunião “foi no sentido de iniciarmos a organização do Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT. Definimos que vamos continuar nos reunindo e marcamos inicialmente a data do nosso Encontro Estadual de Saúde do Trabalhador para o dia 13 de Dezembro e já tiramos vários indicativos de resoluções que apresentaremos na Conferência Nacional de Saúde para debatermos naquele espaço”.

Ronaldo de Souza Costa, dirigente do SINTSSMS afirmou que “esta reunião foi muito boa, pois tirou indicativos para maior atuação dos trabalhadores, no sentido de fortalecer o controle social. O poder público e os sindicatos vão se mobilizar, após serem acionados e isto será muito importante. Solicitamos a convocação da Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador que deve compor a IV Conferência Nacional do tema até o mês de Dezembro de 2013. Estamos no auge do debate da saúde no município, após as investigações da Polícia Federal e das Cpi´s da saúde criadas no município e no estado, estas questões precisam ser debatidas”.

Iaci Azamor comentou para nós sua intervenção na abertura do III Seminário de Saúde do Trabalhador que encerrou ontem 20, na FETEMS. “Fiz uma fala, no sentido de cobrar a importância de debatermos a CPI da Saúde o Seminário e de realizarmos a Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador na capital”.

A Central Única dos Trabalhadores realizará sua 1ª Conferência Nacional de Saúde do/a Trabalhador/a da CUT que terá quatro grandes eixos de debate em sua pauta, que seguem abaixo:

EIXO 1 – Saúde do Trabalhador e Seguridade Social.

Eixo 2 – O papel das OLT´s na Saúde do Trabalhador e a organização dos Ramos e Macrossetores da CUT.

Eixo 3 – Saúde do Trabalhador e Meio Ambiente.

Eixo 4 – Saúde do Trabalhador, Desenvolvimento Socioeconômico e Tecnológico.

A etapa estadual debaterá estes grandes eixos serão abordados neste encontro, onde serão eleitos delegad@s para a Conferência Nacional do Trabalhador e da Trabalhadora da CUT.

Da reunião dos dirigentes sindicais, saíram encaminhamentos importantes que destacamos logo abaixo:

1 – Ampliar a participação dos trabalhadores nos conselhos de saúde.

2 – Solicitar aos órgãos competentes, a convocação imediata das etapas municipais da 15ª conferencia nacional de saúde.

3 – Reivindicar a convocação imediata para os Concursos do Cerest.

4 – Articular junto aos sindicatos cutistas a criação do Coletivo Estadual de Saúde do Trabalhador da CUT.