6 de Março de 2024 às 13:28

Presidente do SEEBCG-MS é homenageada na Assembleia Legislativa pelo Dia da Mulher

8 de março

Nesta quarta-feira, dia 06 de março, foi realizada, na Assembleia Legislativa de MS,  a sessão solene para entrega do Troféu Celina Jallad, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março. O evento teve como tema “Elas Podem”, em referência à força, resiliência e garra de mulheres que exercem funções majoritariamente ocupadas por homens.

A presidente do Sindicato dos Bancários de Campo Grande-MS e Região, Neide Rodrigues, foi uma das homenageadas por indicação do deputado estadual Zeca do PT. Ela recebeu o Troféu Celina Jallad das mãos da deputada Gleice Jane e da ex-primeira dama Gilda Gomes.

“Me sinto honrada por ser uma das mulheres homenageadas. É lógico que seria importante que todas tivessem essa oportunidade, há muitas mulheres que desenvolvem trabalhos de extrema relevância na cidade, mas é muito gratificante ter esse reconhecimento já que represento uma categoria importante para o nosso Estado”, afirma a presidente do sindicato, Neide Rodrigues.

A presidente também destaca a importância de ser homenageada por um ex-bancário e ex-governador do Estado, que começou sua vida política como dirigente sindical. “Fico ainda mais feliz por ser homenageada pelo deputado Zeca, que  é uma pessoa que pertence a minha classe, a minha categoria bancária. Estou muito contente com a lembrança e reconhecimento do meu trabalho. Este é um momento que nós mulheres temos de reconhecer o trabalho da uma da outra, de darmos as mãos e continuarmos juntas em uma luta pela igualdade e oportunidade, igualdade de poder e participação na política”, completa.

Há mais de 20 anos no movimento sindical, Neide Rodrigues está no segundo mandato como presidente do sindicato. Também é secretária dos Bancos Privados da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN) e faz parte do Comando Nacional dos Bancários - grupo que negocia a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria com a Federação dos Bancos.

“Homenagear a Neide nesta solenidade é justo e merecido. Trata-se de uma mulher que, atualmente, comanda a principal instância de luta e defesa dos direitos dos bancários em Campo Grande, uma categoria de trabalhadores essencial para a sociedade. É necessário valorizar e incentivar a presença das mulheres em cargos de liderança, daí o simbolismo dessa homenagem, que é um reconhecimento não apenas ao trabalho da Neide no Sindicato, mas de todas as mulheres que se dispõem a defender uma sociedade mais justa e menos desigual”, disse o deputado estadual Zeca do PT.

O Troféu Celina Jallad é uma honraria que traz à memória a saudosa Celina Jallad, primeira mulher a presidir a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da ALEMS. A honraria foi instituída pela Resolução 3/2011 para homenagear mulheres que contribuem para o desenvolvimento de MS em diversos setores da nossa sociedade.

Também estavam presentes na sessão os diretores do sindicato Rubens Jorge Alencar, Vicente Cleber Aires Rodrigues e Carlos Adriano Rolon.

Por: Comunicação do SEEBCG-MS
Fotos: Reginaldo de Oliveira/Martins e Santos Comunicação